sábado, 12 de maio de 2012

FOTOS CRIAS 2012 - CASTANHO PASTEL VERMELHO MOSAICO





Cumprimentos,
Nuno Carvalho

quarta-feira, 2 de maio de 2012

SEGREDOS, MAS QUE SEGREDOS??

Apesar de já algum tempo na escrever no blogge, não é por isso que estou a colocar o meu hobbie para segundo plano, alias muito pelo contrario... mas isso é assunto para mais tarde, não foi exatamente isso que me incentivou a escrever hoje.. Hoje lembrei-me de escrever sobre o nosso hobbie falando um pouco de vários procedimentos que tenho no meu canaril, que podem ajudar criadores assim como me ajuda a mim.

Ora, muito se fala em segredos na Ornitologia, e de facto eles têm de existir, mas muito deles somos nós que não queremos acreditar neles, pois parecem ser fáceis de mais e muitas vezes o facto de estarem ao nosso alcance não nos parecem segredos credíveis, mas numa coisa acreditem, muitos deles SÃO SEGREDOS..

Existe um produto de seu nome TDC (Total Desinfection Combination) que esta para mim na Ornitologia como a farinha esta para um padeiro. E isto porquê?

Vamos começar pelo Germinado, que pode ajudar muito no sucesso das criações, mas também pode gerar o insucesso das mesmas, contudo existe sempre uma forma de dar a volta a cada situação. 
Muitos criadores interrogam-se sobre o germinado, pois este pode ser um enorme poço de doenças, muitos criadores não dão germinado simplesmente por este ao fim de umas horas poder desenvolver fungos, bactérias etc, que prejudicariam as suas criações.. O que realmente é verdade, mas se tivermos um cuidado especial este pode aguentar até 3 dias (mesmo em dias de calor) sem desenvolver qualquer tipo de fungo ou bactéria, para tal apenas precisamos de pulvurizar o germinado com a solução de TDC antes de este ser administrado. Assim evitam-se qualquer tipo de proliferação de fungos ou bactérias ..



Outro segredo, esta na desinfecção do material onde as nossas aves bebem, ou seja os bebedouros. Sendo que aqui se proliferam a maior parte das doenças ás colónias, pois a agua é um excelente motor de transmissão de doenças, convém mantermos sempre os bebedouros limpo de germes. 
Contudo nem todos os criadores conseguem lavar os bebedouros todos os dias, o que se compreende, mas com um pouco de engenho podemos manter os bebedouros limpos de qualquer tipo de germes lavando-os apenas uma vez por semana, como eu faço isso? Bem, falando de mim que apenas troco os bebedouros uma vez por semana, e é suficiente, pois Segunda coloco bebedouros limpos, mas na Quarta e Sábado coloco cerca de 10ml/litro de TDC na agua de bebida das minhas aves, esta vai ter TRÊS funções distintas: Primeiro vai ajudar na saúde digestiva e intestinal das minhas aves, Segundo vai fazer uma desinfecção dos bebedouros, sendo esta tão eficaz ao ponto de se comparar a uma lavagem intensiva com lixívia, ou até superior e Terceiro vai eliminar qualquer tipo de vírus, bactéria ou fungo da agua da bebida. 

Por ultimo uma outra coisa que muitos criadores se esquecem é de usar um bom desinfectante nas instalações, para desinfectar tabuleiros, estrados, gaiolas, comedouros, POLEIROS etc. Eu pessoalmente e mais uma vez uso o TDC, neste caso uso puro ou para poupar, pois temos de poupar, uso uma diluição de 50% com agua. E pulverizo qualquer canto que possam prejudicar as minhas aves por contato. A minha atenção por norma vai para os poleiros, comedouros e estrados, pois estes se se encontrarem sujos podem prejudicar as minas aves e isso não interessa..

ACREDITEM ou não este é um dos meus segredos, e já o uso á cerca de dois anos e até agora não me posso queixar, e para não falar que analiso fezes das minhas aves com frequência e até agora nada foi detectado o que me leva a acreditar que o meu procedimento de limpeza esta a dar frutos. 

Apenas uma curiosidade, o principio activo do TDC é usado na medicina, mais propriamente para desinfecção do material para cirurgias, portanto imaginem o 'poder' anti-bacteriano, anti-fungico e anti-virico deste produto..

Cumprimentos,
Nuno Carvalho