segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

PRIMEIRAS CRIAS DE 2011

Nasceram ontem as primeiras crias da época 2011.. Este ano está a surpreender-me.. Apesar de me ter iniciado mais cedo nas criações, este ano estou com uma perspectiva bastante positiva.. Iniciei as criações á 3 semanas, com 10 casais, dos quais 9 estão no choco, num total de 42 ovos no choco e 35 ovos galados..



Apesar de 8 das minhas 10 femeas serem de anilha 2010, e 7 dos meus 9 machos serem igualmente de 2010, a percentagem de ovos galados na primeira postura foi de 83% e uma media de 4 ovos por ninho..

O mal deste tipo de estatísticas é o facto de serem mais fáceis de piorar que melhorar na segunda postura, mas espero que não piorem, e sim melhorem ainda mais.. Existe ainda a possibilidade das femeas deixarem de alimentar, pelo facto de serem mães jovens, mas até ao momento, com 6 crias nascidas, parece que tudo está a correr conforme perspectivado..

Cumprimentos,
Nuno Carvalho

sábado, 12 de fevereiro de 2011

CRIAÇÕES 2011

Só hoje comecei a ter tempo disponível para finalmente poder escrever no blog.. Iniciei os exames da faculdade a 4 de Janeiro, e só terminei ontem, por isso o tempo que tenho tido para escrever é quase nulo..

Iniciei as minhas criações no dia 25 de Janeiro, este ano juntei 2 semanas mais cedo por uma questão de disponibilidade minha, tenho de pensar como se vai desenrolar o meu semestre escolar, logo a minha disponibilidade depende sempre disso mesmo.. E não quer dizer com isto que não irei lutar pelo pódio nas expôs em que participar, caso contrario não participava..

Este ano sem duvida que apostei nas criações e o fundamental para um sucesso de uma criação... a saúde das aves.. 

Como disse juntei as aves a no dia 25 de Janeiro, não porque é a altura mais indicada mas é o que o meu tempo me permite, pois tenho de os separar cedo também.. Após os ter juntado 5 das 10 femeas iniciaram prontamente a construção do ninho, as outras 5 completaram o mesmo nos 5 dias seguintes .. Tenho de momento cerca de 35 ovos..

O importante para se poder iniciar as criações mais cedo é o controlo da Humidade (compreendida entre 65% - 75%) e o frio não deve passar abaixo dos 12ºC, pois como de manhã a femea se ausenta por cerca de 5 mins ou mais para se alimentar, as deveis crias podem morrer de hipotermia abaixo dessa temperatura..

Como todos sabem a primeira postura nunca é das melhores da época, salvo excepções, raras..  Um dos principais motivos é a idade das aves, pois as ditas femeas e machos "do ano" não têm experiência em criar e o instinto natural das mesmas leva uma postura para se apurar, daí a primeira postura correr melhor ou pior, mediante o numero que casais reprodutores com que ficamos para criação..

Ainda não verifiquei os ovos das posturas que já tenho, mas tenho muitas aves "do ano" como tal não espero uma postura fantástica, mas também não vai ser desastrosa, pois os meus machos estão muito ciosos, coisa que é boa para galar, mas má para criar, pois depois quem sofre são as crias..

Continuarei a dar noticias, 

Nuno Carvalho