sexta-feira, 29 de outubro de 2010

3º CLASSIFICADO IND. EM CASTANHO PASTEL VERMELHO MOSAICO - 5º INTERNACIONAL ATLÂNTICO 2010

Para minha enorme satisfação e apesar de ter tido um mau ano de criação obtive o meu 1º prémio numa exposição, medalha de BRONZE no 5º Internacional Atlântico com 90 Pontos.. O facto de ter levado apenas 2 aves e uma ter ficado nos 3 melhores foi uma enorme vitoria para mim.. Fiquei ainda contente com o resultado da outra ave que levei a concurso, pois teve 89 Pontos, o que garante a qualidade da mesma..




Como falei com Balugani, 1º em Equipas no Mundial de Matosinhos em Cast. Pastel Verm. Mosaico,  apercebi-me do que tenho de melhorar para 2011..

Foi uma enorme alegria para mim estes resultados..

Cumprimentos,
Nuno Carvalho

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

TERÇA- FEIRA E QUARTA-FEIRA PASSADA NO 5º INTERNACIONAL ATLÂNTICO..

Com o convite de uma pessoa que considero um GRANDE amigo, Joaquim Cunha, lá fui eu ajudar nos 2 dias de Julgamento do Internacional Atlântico.. Só tenho uma palavra que encaixa perfeitamente nesta experiência "ESPETACULARI" como disse Ores Balugani, juiz de canários de cor que ajudei durante estes 2 dias, que por sorte minha é campeão do Mundo em Castanho Pastel Vermelho mosaico 2010 e tive a felicidade de trocar muitas ideias com ele, muitas mesmo.. De salientar o enorme profissionalismo com que Ores Balugani julgou as aves do qual ficou encarregue..

Ores Balugani

Ajudei também e com grande prazer, o Juiz de canários de cor Manuel Viana, um senhor muito respeitado e justo.. A ajudar comigo estava também, Carlos Soares do COB, criador de canários de cor, que se mostrou sempre disponível para me ajudar nesta minha experiência  num evento destes..


Carlos Soares e Anne Houtkooper

Pude ainda falar e avaliar algumas das aves expostas com o Juiz Trainini, e Alberto Cuenca, este muito disponível e que me ajudou a observar aves com outros olhos..
Apesar de estar apenas a ajudar e não a julgar, pois tinha aves expostas, tive também a felicidade de conhecer Rafael Costas, que me explicou um pouco mais da Ornitologia, em especial das raças que crio..


Vista geral sobre os Julgamentos

Nos meus momentos mais descontraídos (almoço, jantar) tive a felicidade de ficar junto de um outro criador de canários de cor do COB, Senhor José Carvalho, criador de canários de cor que foi uma companhia muito boa.. Este senhor, apesar de nãos ser Juiz de canários mostrou-me que sabe tanto ou mais que um Juiz de canários, é pena que ele não queira (ou possa) integrar essa comitiva seria uma mais valia para Portugal..

Pude ainda falar com Armindo Tavares, que estava na exposição para realizar o seu exame de admissão a aspirante de Juiz de canários de Porte.. Infelizmente não pude falar como queria com o Senhor Armindo, pois ele estava a avaliar os seus queridos Arlequins, nem saber como ficou o seu exame..

Ores Balugani e Carlos Soares

Será ainda notável o facto de a 1ª mulher em Portugal ter feito e passado com distinção no seu exame de admissão a aspirante de juiz de canários de Porte, penso que se chama Maria Silva, os meus Parabéns..

Convivi com muitos mais criadores e Juízes, que não me negaram responder a qualquer questão que coloquei, infelizmente não consegui decorar os nomes de todos..

Manuel Viana e Nuno Carvalho

Finalmente e novamente o meu muito obrigado ao que considero um AMIGO Joaquim Cunha, sem ele nada tinha se tinha proporcionado!!

Aproveitem para visitar a expo, existe lá muita qualidade, que deixou muitos juízes perplexos..

Vista geral da expo, ainda sem os preparativos finais.

Cumprimentos,
Nuno Carvalho

domingo, 24 de outubro de 2010

5º CAMPEONATO INTERNACIONAL C.O.M. DO ATLÂNTICO, A MINHA 1ª EXPOSIÇÃO!!!

Hoje foi dia de entrega das aves no Internacional na Póvoa de Varzim.. Já conhecia bem o local, como tal não foi difícil encontrar o local da expo.. Como se costuma dizer, " a primeira vez custa sempre" e esta não foi excepção!!!

Este ano pareceu-me que  há menos aves expostas que no 4º Internacional o qual visitei, mas isto foi o que me pareceu não é nada oficial... Penso que isto reflecte o mau ano de criações na generalidade dos criadores Portugueses..

Mas como ida dizendo, eu lá fui com as minhas 2 aves, que vão certamente estragar as rémiges e retrizes na gaiola de exposição, mas é igual para todos.. Pena é ter tido tanto cuidado com elas durante 1 mês e depois ficarem estragadas.. Mas é assim..

Não escondo a ansiedade, que é mais que muita.. Agora faltam aparecer os resultados, ficarei contente com qualquer resultado, pois aqui também me estou a por á prova a mim, pois quero ver  se realmente consegui ver no que as minhas aves  são melhores ou piores em relação ao standart..


Abraço para todos, boa sorte nesta expo, o que importa é que as aves regressem a casa com saúde..

Nuno Carvalho

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

FOTOS DO LOCAL ONDE VAI DECORRER O 5º CAMPEONATO INTERNACIONAL C.O.M. DO ATLÂNTICO

Do ponto de vista desportivo, é um espaço muito bom, onde já joguei a nível federado.. Será bastante gratificante voltar lá, mas desta vez num "Desporto" diferente!!






COORDENADAS PARA GPS - +41° 23' 19.02", -8° 45' 30.97" (41.388618, -8.758603) Ponto B no mapa acima.

Fotos retiradas do site da Camara Municipal e do clube da Póvoa de Varzim.

sábado, 2 de outubro de 2010

REMOÇÃO DE QUISTOS DE PENAS..

Ao contrário do que pensava os quistos das penas são frequentes..  E hoje removi o quisto que o meu castanho Pastel tinha e com eficiência.. Fiquei muito contente...

Sem dúvida que um quisto tem de se remover da ave, mesmo que não seja para expor, pois o cheiro a putrefacção é mais que evidente quando se remove o quisto.. Por isso a infecção está lá, e pode matar a ave com essa mesma infecção ...
                                                          
Quisto já retirado

Só removi este quisto com sucesso porque muitos criadores me auxiliaram.. Tenho pena de não ter uma reportagem fotográfica maior, mas como estava sozinho a remover o quisto estava mais preocupado em remover o quisto sem magoar muito a ave e obter a menor perda de sangue possível..

Quisto que removi

Como podem ainda ver, aproveitei parta comprar um bisturi e uma pinça de pontas, pois assim posso tratar a ave com maior eficiência .. 

Cumprimentos,
Nuno Carvalho