segunda-feira, 26 de julho de 2010

FINAL DAS CRIAÇÕES EM 2010 (ESTATÍSTICAS)

As criações do meu canaril já terminaram dia 10 de Julho, dia em que separei as últimas crias independentes,  mas só agora tive oportunidade em escrever sobre este assunto.

Como não é novidade para ninguém, as criações podiam ter corrido melhor, mas para o primeiro ano foi positivo.. Criadores com larga experiência tiraram a mesma media de aves que eu, o que quer dizer que o ano foi mau devido ao clima a que estamos a passar e a condições adversas...

Bem este ano, como sabem, iniciei-me nos Castanhos Pasteis Vermelhos Mosaicos, adquiri uma linha de campeões, e para iniciar foram 5 casais.. Deste 5 casais, todos criaram, uns melhor, outros pior, mas é assim mesmo.. Como ia dizendo, dos 5 casais tirei 24 crias (entre eles 4 machos portadores de pastel), desses 24,  5 morreram, pois eram mais frágeis e a muda fez a sua selecção.. Sobram 19.. Ora, as minhas aves tiraram uma média de 4,8 aves por casal.. Baixa, mas tenho noção que as aves sofreram uma grande mudança, desde o clima aos alimentos, tratamentos...etc..

Neste momento todas as aves estão na voadeira a fazer a muda, um processo complicado para elas.. Tenho algumas aves que deram logo nas vistas, e essas tenho acompanhado o seu desenvolvimento.. Tenho um macho que desde inicio demonstrou uma forte melanina, até cheguei a pensar que me tinha enganado na colocação dos ovos e aquele era um castanho portador de pastel, mas não, é pastel e muito melanizado.. Estou muito apreensivo em relação á sua muda.. Vamos esperar para ver..

Ando a tentar tirar umas fotos para colocar no blog, mas como está muito calor as aves ficam logo sufocadas quando as tento apanhar, por isso não as vou forçar, mas logo que tenha coloco fotos das minhas aves..

Este ano devido á quantidade de machos que tenho, vai ser complicado expor, mas tentarei expor numa expo perto de minha casa.. Inicialmente pensei que iria ter aves para expor, mas em 11 aves tenho a apenas 3 machos para já.. Quando nos iniciamos queremos logo expor, o que acho normal, mas não pensamos nas limitações.. Vamos ver como vão sair estas aves e logo vejo..

Abraço a todos,
Boa muda, e boas expos...

Nuno Carvalho

sexta-feira, 23 de julho de 2010

DE FÉRIAS, FINALMENTE!!!


Finalmente estou de férias.. Na faculdade a época mais exigente é sem duvida a época de exames, bem a minha terminou finalmente HOJE.. Agora terei mais tempo para o blog e finalmente postar as estatísticas das criações de 2010.. Não é novidade para ninguém que correram mal, mas pelo que sei foi um mau ano no geral.. Postarei ainda algumas fotos de aves que estou a gostar bastante, uma delas em particular prima pela diferença..

Estou a preparar a próxima entrevista para postar no meu blog.. Quando tiver tudo disponível postarei.. E falarei ainda sobre a minha opinião sobre coisas que se tem passado no Mundo da canaricultura..

Cumprimentos,
Nuno Carvalho

sexta-feira, 16 de julho de 2010

NOVA MUTAÇÃO NASCIDA NA HOLANDA???? LIPOCROMO AMARELO (INTENSO?) VERMELHO MOSAICO??

Após ter visto umas fotos no blog da colega Carla Saldys que cria canários de cor e glosters com o seu marido, Alexandre Saldys, no Brasil, (CANARIL CURICO) fiquei bastante curioso com as ditas fotos, fotos essas de um suposto canário e uma suposta  nova MUTAÇÃO descoberta na Holanda..

Deixo uma cópia integral do texto e fotos com todos os direito e permissão da colega Carla. Diga-se de passagem que a mutação é promissora, mas muito "exótica" podendo  a meu ver ligar 2 mundos.. Eu gosto, apesar de serem só fotos..Vou ser um seguidor atento desta mutação..


EDIT: Segundo novas informações, este tipo de ave apareceu á 2 anos na Holanda, sendo caracterizada por LIPOCROMO AMARELO VERMELHO MOSAICO, pergunto será possível ser INTENSO também?

Blog Canaril Curico: http://canarilcurico.blogspot.com/


Nova Mutação






"Dias atrás vi a foto desse canário circulando pelo orkut de alguns amigos, apesar de ter visitado o 59º Campeonato Brasileiro não tive o prazer de vê-lo pessoalmete e não sabia nada sobre sua origem. Pedi então para dois amigos a permissão para divulgação das fotos. Um foi Rodrigo Brum, canaricultor campeão de eficiência e da série isabelinos sem fator da SOL, que me permitiu a divulgação e ainda fez a gentileza de explicar um pouco da origem do canário. 






"Querida, esse canário foi fotografado no Brasileiro 2010, no estande do Sr. José Giordano (Juiz da OBJO). Eu não conversei com o mesmo sobre o canário. Entretanto, soube por terceiros que o referido canário é uma mutação realmente, surgida na Holanda, que acabou chegando ao Brasil, e foi adquirida pelo referido Juiz e Criador. O canário é de uma beleza nunca vista, é maravilhoso. Mas não me explicaram, ainda, como essa mutação pôde ocorrer. Um abraço. Fique a vontade para divulgar. 




Rodrigo Brum "







Outro foi o amigo Franciso Peruzzo, que me cedeu estas duas últimas fotos.  O Peruzzo é biólogo e criador premiado de canários de porte, ele tem um site vale apena conferir. Criadouro Peruzzo"

Um muito obrigado á colega Carla pela autorização para colocar este artigo no meu blog..

Cumprimentos,

Nuno Carvalho

sábado, 3 de julho de 2010

INÍCIO DA MUDA 2010

A muda já se iniciou no meu canaril, como podem confirmar nas fotos que coloquei.. Agora mais uma época importante decorre na ornitologia.. Na criação de canários todas as épocas são importantes, todas precisam de tratamentos de acordo com a época, mas esta é sem duvida muito delicada, pois as aves ficam muito mais sensíveis durante este processo..



Para quem expõe esta época é sem duvida uma incógnita.. Nesta fase aguarda-se para saber se os acasalamentos efectuados foram bem efectuados e se melhoramos o que pretendíamos melhorar.. Tiramos a prova dos 9 e começamos a separar aqueles que desde cedo nos chamam mais á atenção..

Nesta altura á que fornecer alguns suplementos, mas para mim o fundamental para a muda é o sossego das aves, nesta altura devemos incomodar o menos possível e reduzir a luminosidade do canaril ao máximo.. Para mim é ainda importante fornecer sementes com mais omega 3 e 6, pois os óleos são fundamentais para ajudar e facilitar uma boa muda.. Nunca esquecer a LIMPEZA do canaril, que é fundamental para a saúde do canaril..



Para facilitar a muda pode-se ainda fornecer alimentos (suplementos) que contenham Metionina, Lisina e ainda Colina, pois nesta altura com a quantidade de papa fornecida o fígado sofre um pouco as consequências, e temos de o ajudar com os excessos..

Uma outra coisa que eu queria alertar, e com certezas, é que o que é bom para os humanos nem sempre faz efeito nas aves, pois o aparelho digestivo das aves e dos humanos são muito diferentes.. Existem excepções mas poucas, portanto sempre que possível tentem adquirir produtos destinados as aves e não dêem muito produtos que são destinados aos humanos.. Como já ouvi muita vezes dizer: "Só não muda de ideias quem não as tem!!"

Um grande abraço a todos os criadores, e votos de boas mudas, para este ano brilharem novamente em França..

Cumprimentos,
Nuno Carvalho

quinta-feira, 1 de julho de 2010

TIPOS DE MELANINAS

Sei que é uma imagem recorrente na Internet, mas mesmo assim com o aproximar da época de concursos podem-se sempre tirar dúvidas sobre algumas melaninas..

Fica uma foto do qual desconheço o autor, mas que foi retirada do site aviariocostas:


CLICAR NA FOTO PARA AUMENTAR


Abraço,

Nuno Carvalho