quinta-feira, 27 de maio de 2010

ORNIWARE - SOFTWARE DE GESTÃO DE CRIAÇÃO





Venho assim apresentar um Software de gestão de criação totalmente gratuito, criado por um criador Português de seu nome Ricardo Mendão Silva.. Criador de aves, mais nomeadamente Ringnecks, Red Rumped, Bourkes, Caturras e Malinois.. Podem saber mais em: http://www.orniware.com/blog/?page_id=1244

Sendo eu utilizador Macintosh, e sendo que todos os programas que tenho conhecimento de Gestão de criação não correm nesta plataforma via-me obrigado a instalar plataformas para que programas Windows corressem na minha máquina, mas nunca é igual.. Então após uma pesquisa encontrei o site do colega Ricardo, onde continha um programa para gestão de criação que corria nas duas plataformas, tanto Macintosh como Windows.. Esse mesmo programa encontrava-se em desenvolvimento, mas já mostrava grande potencial, agora após algumas modificações, o programa encontra-se muito mais abrangente..


  • Ambiente geral do programa (podem alterar a imagem de fundo);

  • Menu geral;


  • Gestão de Exposições;




  • Inserir casal; 


  • Inserir nova ave;

  • Gestão de despesas;


  • Estatísticas de posturas e Eficiência das criações;

  • E muito mais.....


Podem fazer o Download a partir do site, onde encontrarão todas as informações necessárias para colocar o programa a funcionar correctamente, assim como novidades..

Existe ainda um e-mail disponível para receber dicas e report de erros (bugs).

DOWNLOAD: ------- http://www.orniware.com/blog/?page_id=1244

Cumprimentos,
Nuno Carvalho

ÚLTIMA POSTURA DE 2010

Neste momento vou permitir uma última postura aos meus canários.. Tenho 2 casais que vão então assim totalizar 3 posturas, 2 casais vão totalizar 2 posturas e 1 que apenas vai fazer uma, pois fez sempre posturas brancas ou abandono de ninho etc.. Notando aqui que apenas considero uma postura completa, uma fêmea que coloque os ovos e que faça 15 dias de choco ..

Neste momento todos os casais estão no choco com essas mesmas últimas posturas e sem dúvida que esta esta melhor que todas as restantes em numero de ovos mas a ver vamos, não sei como irá correr.. Mas se 70% dos ovos que as minhas fêmeas têm agora eclodirem e sobreviverem, alcanço este ano os meus objectivos, ficando assim mais satisfeito..

Os canários novos que tenho separados estão a pintar bem por agora.. Depois de mudar umas coisas na papa começaram a comer melhor e agora estão a pintar com vermelho e não laranja.. 

Realmente este primeiro ano foi muito enriquecedor para mim, aprendi mesmo muito, com contacto de grandes criadores assim como relatos feitos por eles mesmos.. Ainda bem que existem os fóruns e blogs onde podemos aprender muito, assim como os criadores que se disponibilizam para nos ajudar por e-mails, msn etc..

Um muito obrigado a todos,
Bom resto de criações,

Nuno Carvalho

sexta-feira, 21 de maio de 2010

O CLIMA, O DESESPERO O FRACASSO...


Neste momento por toda a Europa existem alterações climatéricas significativas e um pouco por toda a Europa se ouvem criadores de aves (mais propriamente canários) se queixarem dos fracassos das criações, apesar de todos os esforço para ultrapassar esta má época.

Quase todos os criadores se queixam esta época (2010), dizem que nunca tiveram épocas assim.. Na minha humilde opinião e da generalidade de investigadores na área de estudos das aves (Ornitologia), todos estes fracassos se devem ao clima a que o nosso Portugal, e praticamente de toda a Europa está a passar..

Sem duvida que estamos a ficar com um clima mais tropical, uma vez que a península ibérica se situa junto ao equador torna ainda mais evidentes estas alterações.. Este facto pode ser já constatado na fauna que neste momento temos aves que já nem nidificam em Portugal, e mudaram-se para cerca de 550Km para Nordeste.. Isto claro que afecta as nossas aves de cativeiro e uma vez de cativeiro quem tem de as habituar a este "novo" clima, somos nós, criadores, pois nós temos de fazer uma selecção natural das nossas aves e deixar a criar as aves que melhor se estão a adaptar a este novo clima...

O que vou agora dizer pode ser discutido, alias todo este artigo o pode, mas claramente é uma realidade e nada a pode mudar.. Em Portugal se os criadores não forem de acordo com uma pequena selecção nas suas próprias aves as criações não mudaram muito de figura nos próximos anos, pois o clima muda e a adaptação é longa, portanto para uma adaptação mais rápida a intervenção da nossa mão será necessária..

Uma prova dessa mudança é simples facto de a temperatura neste momento no nosso pais mudar de 30º para 20º em 24h.. Agora não aconselho a utilização, por exemplo de um controlo de clima no canaril por meios artificiais (Ar condicionado), pois todos sabemos como o ar condicionado nos influencia a nós agora imaginem ás aves.. Não queria entrar neste campo da utilização do ar condicionado, pois tem muito que se lhe diga, mesmo muito.. Um dia dou a minha opinião sobre o assunto.. (Evitarei comprar qualquer ave a criador com este tipo de sistema, pois com as diferentes condições do meu canaril a ave nunca teria grande vivacidade.)

Voltando ao assunto, está previsto que cerca de 180 espécies de aves mudem de território na altura de criar, deixando assim Portugal e subindo á procura de temperaturas mais favoráveis á criação..

Por ultimo e concluido vou dar a minha opinião para como se deve ultrapassar esta mudança.
Sendo a selecção natural de aves de cativeiro feitas pela mão do homem, devemos começar já a seleccionar os nossos reprodutores de acordo com a sua adaptação a este novo clima, e de que forma? Os que melhor criam nestes ambientes melhor crias darão para uma melhor adaptação ao novo clima.. Mas isto em todos os campos, desde doenças á reprodução, e passando pela adaptação aos aviários mais hostis do pais..

Quero então assim dizer que apenas aqui está a minha opinião baseada em estudos na fauna por especialistas do campo.. E claro que com fundamentos que eu partilho de igual forma direccionados para a canaricultura...

Cumprimentos,
Nuno Carvalho

domingo, 16 de maio de 2010

FOTOS CRIAS 2010

Estas são algumas fotos do primeiro banho em voadeira dos novos de 2010.. Nas fotos está presente um intruso que é criação deste ano do casal que tenho á muito tempo, e graças a esse casal é que me envolvi assim tanto neste novo Mundo..



  • 4 Castanhos Pastel a "degustar" a sua agua do banho, ainda a pensar se iam ou no mergulhar.. O canário predominante lipocromo que se vê o o tal intruso que se atirou logo..



  • Aqui já 5 pasteis e mais 2 intruso já a usufruir do maravilhoso banho..

  • Momento de alisar as penas...



  • A hora de secar ..
Cumprimentos,
Nuno Carvalho

O MEU GERMINADO







Mistura:

- Germinado Versele-laga;
- Perilha;
- C19;
- Papa seca Birdcare com Fruta;

sábado, 15 de maio de 2010

SUPORTE PARA VOADEIRA - BRICOLAGEM

Como tinha dito aqui coloco um suporte muito util em voadeiras grandes. Foi feito inspirado numa foto que vi no blog do colega Pedro Freixo..




quinta-feira, 13 de maio de 2010

"O CAMINHO FAZ-SE CAMINHANDO"

Pois é, quem se inicia no mundo da canaricultura aprende todos os dias o dobro do que já sabia.. Eu que o diga, nunca pensei que iria ter tantos problemas no mesmo ano.. Mas ainda bem que eles surgem, assim já estou "vacinado" para o próximo ano.. 

O meu principal problema este ano foram as mortes embrionárias no inicio, depois como o tempo aqueceu elas praticamente desapareceram. Os ovos brancos também me acompanharam, mas agora já nem vê-los.. O maior problema agora é a administração de corante, pois as minhas crias comem pouca papa e não fixam pigmentos suficientes.. Com este meu problema tive vários criadores que se prontificaram a ajudar-me. Um colega que vende produtos para Ornitologia (PETVENDAS), onde faço todas as minhas compras até me mando amostras de papa para eu adicionar á minha para aumentar a "doçura" da minha papa e assim eles comerem mais, mandou sem eu saber, só para me tentar ajudar.. Existem em Portugal muitos bons criadores não só bons criadores como BOAS PESSOAS  eu agradeço toda a ajuda que me deram, pois agora percebo muitas coisas que não percebia de inicio..

Tenho como papa BIRDCARE, já disse que ia deixar de dar, mas não vou, é uma excelente papa, que faz diferença.. O que vou fazer vai ser mistura-la com uma mais doce para aumentar a apetibilidade das minhas aves.. Misturarei em diferentes quantidades papa criação e para muda. Mas para já é o meu objectivo, ainda não tracei todas as linhas...

Bem por outro lado andei a fazer uns novos acessórios para a minha voadeira grande, onde vou colocar umas "bricolagens" feitas por mim baseadas numas fotos que vi no blog de um colega criador de Arlequins o Pedro Freixo.. Amanha colocarei uma foto do que fiz hoje..

Boas criações para todos,
Nuno Carvalho

segunda-feira, 10 de maio de 2010

VIDEOS DE CRIADORES DE CANÁRIOS - BELGA Louis Dauginet

VIDEOS YOUTUBE CRIADORES DE CANÁRIOS

Encontrei estes vídeos ontem enquanto navegava pelo youtube.. Vale a pena ver, é sempre agradável..



quinta-feira, 6 de maio de 2010

PENAS LARANJAS

Hoje verifiquei pela 1ª vez como estavam a fixar os corantes nos meus canários, e não fiquei muito contente pois encontrei apenas penas cor de laranja a crescer nos meus canários.. Como é o 1º ano que dou corante a canários não sei se é normal, ou seja se mais tarde aquela cor laranja ficará mais vermelha como deve ser.. Estou a dar uma mistura que eu fiz de corantes da ROCHE.. A pesar de as penas ainda estarem mesmo agora a crescer, ou seja "espontar", não me pareceu normal e falei com um amigo criador vamos ver o que me diz, pois posso estar a fazer algo não muito correcto e assim estragar um ano de criações, a ver vamos..

Fora isto as criações melhoraram e um novo rumo esta a decorrer no meu canaril.. Não tenho mais mortes embrionárias.. Ovos brancos só um de vez em quando por ninho, mas em relação á primeira postura estão muitooooo melhores.. Foi pena a primeira postura ter sido terrível, pois em 5 casais tive 7 crias, na segunda postura está tudo um pouco melhor.. Todas as minhas fêmeas estão ainda na segunda postura, irei permitir ainda uma terceira postura a algumas que me falharam na primeira, e assim tentar tirar o máximo de exemplares possíveis..

Espero melhorar o numero de aves no meu plantel, e assim para o próximo ano se tiver casais a falhar poder assim trocar por outros.. Neste momento só penso na próxima época a nível reprodutivo mas esta ainda terá muito para dar, assim espero eu..

Penso que apesar de poder ter apenas 10 casais no máximo, e ser um pequeno criador, crio com grande gosto estas pequenas aves que nos dão que fazer.. A pesar de não ter mais espaço, pois se o tivesse teria mais uns 6 casais, mas assim tenho mais tempo para dedicar aos que tenho, e mesmo assim estou a pensar adquirir mais uma raça para o próxima época, ou seja ficar com 5 casais de cada raça.. Penso ser possível tirar bons exemplares com 5 casais.. 

Pelo que me disseram um grande criador Português Campeão do Mundo em 2010, tem um plantel de 10 casais... A quantidade não tema ver com qualidade, mas se se puder ter quantidade e qualidade é o céu.. Atenção que não estou a criticar ninguém, estou a escrever o que a minha mente diz, nunca atacaria ninguém através de um texto de blog.. Todos os criadores de Portugal têm muito valor, pois todos partilham o amor por estas pequenas aves..

Neste momento todos os criadores, eu inclusive, escrevemos pouco nos blogs pois, falo por mim, estou a espera de resultados para os poder partilhar, e assim tirar todas as conclusões e ver o que posso melhorar..

Espero que as criações lhes estejam a correr pelo melhor, a mim não estão mal, mas podiam estar melhor, mas no final é que se fazem as contas.. 

Abraço,
Nuno Carvalho