domingo, 28 de fevereiro de 2010

DOMINGO DE DESILUSÃO..

Hoje fui ao canaril de manhã para trocar ovos verdadeiros por de plástico, e mal entro depara-me com um pastel macho morto nas grades.. Fiquei logo danado (para não dizer outra coisa).. É mesmo triste ver uma ave saudável morrer assim.. Suspeito de asfixia, pois tinha o bico completamente ensanguentado.. O sangue vinha do seu interior, das 2 uma, ou se engasgou ou alguma semente lhe provocou a hemorragia e o sangue a asfixiou..

Penso que dizemos sempre isto, mas era o casal em que tinha mais esperanças.. E sendo o meu inicio, tinha logo de morrer e assim estragar um casal.. Infelizmente o meu tempo não me permite fazer bigamia, logo gostaria muito de comprar um macho, mas penso que ninguém me vende um macho só, assim como quem eu quero comprar é de longe e não virá tão cedo cá.. Se morresse uma fêmea, ainda fazia mais um casal de portadores, mas assim não..

Hoje o dia está estragado.. Tanto empenho e acontece sempre algo.. Melhores dias viram..

ENQUETE SEMANAL Nº12: PRODUTOS/SUPLEMENTOS/ALIMENTOS QUE USO NO MEU CANARIL (O ALHO)

Ora cá está um produto natural realmente muito eficaz, o Alho.. Bem existe muita maneira de o dar as aves, mas as suas propriedades e eficácia está mais que confirmada.. O alho possui um óptimo valor nutricional,  vitaminas (A, B2, B6, C), aminoácidos, sais minerais (ferro, silício, iodo) e enzimas. Também se atribui ao alho a capacidade de prevenir infecções respiratórias e outras doenças infecciosas, e de tratar infecções bacterianas e fúngicas. Eu nestas alturas (bruscas mudanças de temperatura e chuva) costumo dar 2 a 3 dias seguido, para assim evitar as tais infecções respiratórias.. No Inverno costumo dar de 15 em 15 dias, agora só como prevenção.. Sendo este produto natural, é muito apreciado pelos criadores de aves..

Como usar:

- Colocar um ou dois dentes de alho por litro de água. E como: Cortar o alho aos pedaços e deixar dentro de água cerca de um dia. No dia seguinte servir as aves.  Repetir este processo todos os dias durante 3 dias. 



Descrição do produto:

O alho pertence ao género Allium, assim como a cebola e a chalota, entre outras plantas. A maioria das propriedades do alho deve-se aos seus vários compostos de enxofre. Quando se tritura ou mastiga o bolbo, a aliína, um destes compostos, transforma-se em alicina (responsável pelo odor e alguns dos efeitos terapêuticos), e parte desta decompõe-se em outros produtos sulfurosos também com propriedades medicinais. Cozinhar o alho inibe a formação de alicina e elimina algumas das outras substâncias terapêuticas.
O alho era apreciado e usado pelas suas propriedades terapêuticas já pelos antigos egípcios para curar desde a lepra às hemorróidas, além de que, por exemplo, os construtores de pirâmides tomavam-no para ganhar força e resistência. Pasteur descobriu-lhe propriedades anti-bacterianas e durante as duas guerras mundiais foi usado para tratar ferimentos.
Actualmente fazem-se estudos para apurar o seu potencial anti-cancerígeno, estando já provado ser eficaz na prevenção dos cancros do tracto digestivo, do cancro da mama e da próstata. Além disso, sabe-se que é redutor de problemas cardíacos, pois reduz a coagulação do sangue ao impedir que as plaquetas se aglomerem e se agarrem às paredes das artérias e ajuda a baixar a tensão arterial, alargando os vasos sanguíneos e permitindo, assim, que o sangue circule mais livremente. Também combate as infecções de vários tipos, inclusivamente provocadas por vírus, bactérias e fungos, reforça a imunidade, tem propriedades antioxidantes e pode baixar os níveis de colesterol.
O alho é rico em vitaminas A, B2, B6 e C, assim como em aminoácidos, em ferro, silício e iodo.

Curiosidades:

Há um remédio popular contra a constipação usado no Alentejo que consiste em moer um alho e pô-lo numa bolsinha de pano no cinto: chama-se “boneca de alho”.
Há também uma receita macrobiótica com a mesma finalidade: pôr uma rodela de alho entre cada pé e a sua meia correspondente.
Retirado de:
(in http://www.centrovegetariano.org/Article-416-Benef%25EDcios%2Bdo%2Balho.html)

Cumprimentos,
Nuno Carvalho

sábado, 27 de fevereiro de 2010

FOTOS DO MEU SISTEMA DE LUZ NO CANARIL..







Nota: A luz do sol irradia em (k - S.I.) cerca de 6500k, as lampadas que colocuei no meu canaril têm cerca de 4000k, o que já é muito bom..

Cumprimentos,
Nuno Carvalho

1º OVO DA TEMPORADA 2010..



Espero que seja o 1º de muitos..

Cumprimentos,
Nuno Carvalho

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

SISTEMA DE LUZ NO CANARIL (ANOITECER) - BRICOLAGEM


Quer queiramos quer não, quando definimos objectivos, todos nós tentamos evoluir na criação de aves... E eu sou um desses casos, e por vezes acabo por dobrar a língua e contradigo-me. E é o se passa neste momento, pois sempre disse que nunca iria usar qualquer auxílio de luz no canaril, mas afinal dobrei a língua e tive de colocar algo para auxiliar estas criações. Pois ando a ver o caso mal parado com este tempo... O dia anoitece muito cedo.. 

Até me compreendo a mim próprio, pois quando comecei este hobby, o meu local de criação era no exterior, era resguardado de ventos e apesar de ser no exterior era bastante bem camuflado debaixo de 2 varandas, mas não tinha electricidade por perto e mesmo sempre que ouvia falar em luz controlada ouvia falar em muitos euros por um controlador de amanhecer/anoitecer.. As expectativas também eram poucas, pois ninguém me aconselhava a criar no exterior..Mas lá tive de fazer algo.. Comecei por recobrir todo o canaril com policarbonato a agora a luz controlada..

Bem o que fiz foi simples, de início passei electricidade até ao canaril, coloquei uma caixa de distribuição e tirei duas tomadas, depois coloquei duas lâmpadas economizadoras brancas (simulam a luz do dia), uma no topo e outra mais ou menos a meio das gaiolas (não em cima das gaiolas mas em frente a elas).. Agora tinha o problema de caso a luz se apaga-se rapidamente as fêmeas ficarem fora do ninho, então coloquei ao lado das lâmpadas grandes, 2 de 7 Watts, estas mais fracas que simulam uma espécie de penumbra (anoitecer). Bem para controlar isto tudo usei e controladores digitais, adquiridos no AKI, que servem para controlar semanalmente a luz, fazendo-a ligar e desligar á hora por mim programada.. Estes dois programadores foram colocados nas tomadas que falei acima e cada uma vai controlar 2 lâmpadas, nomeadamente as 2 de 7 Watts e as duas de luz branca de forma independente.. Conclusão, gastei cerca de 30 Euros.. Não é o mais indicado certamente, e ainda nem tirei conclusões pois só o estou a usar á uma semana, mas sempre ajuda... O que me agradou foi o preço, mas quem tiver possibilidades aconselho a comprar um controlador mesmo para aves disponíveis no mercado, esses com muitas opções de anoitecer e até amanhecer... Depois coloco fotos do meu sistema..

Nota: A luz do sol irradia em (k - S.I.) cerca de 6500k, as lampadas que colocuei no meu canaril têm cerca de 4000k, o que já é muito bom..

Pois é, como eu disse, eu já comecei a dobrar a língua, pois já disse coisas que nunca faria que agora estou a fazê-las, mas penso que é o melhor para os meus canários.. Sou um criador novato e estudante, logo tento gastar o mínimo com as aves, mas não deixo que lhes falte nada... É a vida de Estudante..

Quando se é novato é complicado, e também se gasta muito dinheiro no inicio, desde a aquisição do plantel, produtos, alimentos, gaiolas, acessórias etc etc etc.. Claro que quando se vê controlador de luz a duzentos e muitos euros dizemos logo que não precisamos, assim como outras coisas.. Mas com o tempo e poupanças lá cedemos e damos razão à velha guarda... Contudo sinto que estou a evoluir como criador, apesar de ser um pequeno criador.. 

Cumprimentos, 
Nuno Carvalho

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A ANSIEDADE ESTÁ BASTANTE PRESENTE NESTAS CRIAÇÕES..

Realmente estou bastante ansioso nestas criações... Já juntei todos os meus casais.. De raça são 4, são poucos mas é o inicio com casais para expor.. Pretendia tirar cerca de 25 crias.. Mas não queria criar expectativas e depois me desiludir..

Este mau tempo, que infelizmente já causou mortes, e aqui deixo o meu sentido abraço para todos aqueles a quem a mãe natureza retirou a vida, assim como bens pessoais e acredito que tudo se ultrapassará. da melhor forma..
Como dizia, este mau tempo deu-me completamente a volta, pois como referi num post anterior, já juntei os meus casais, pois o tempo estava a melhorar, e as femas estavam preparadas.. Contudo o tempo mudou e reparei desde logo uma mudança na atitude dos canários.. Um casal que já tinha o ninho praticamente pronto parou de o fazer, e as brigas entre o casal começaram.. De facto estou preocupado, pois apenas um casal está com o ninho feito, mas o macho com estas trovoadas está muito parado e amedrontado.. Se a femea colocar ovos, dificilmente estarão galados..

Este ano, devido as minhas exigências e ansiedade, já reparei que não estou a agir da melhor forma, para o ano vou esperar pelo melhor tempo... Vou ter mais calma... Também será diferente, pois irei ter um maior leque de escolha a nível de casais.. Só tenho esperança de que o tempo dê uma volta e que tudo corra da melhor forma, ...

Nesta altura apenas estou a dar papa com calxi-lux e um pouco de Bio-plus.. Dou diariamente, papa,  a papa é a Feast Gold Label semi-humida.. Ao fim de semana (Sexta, Sábado e Domingo) dou germinado 3x ao dia.. Alterno com papa ou simples.. A mistura que dou nesta altura é mistura da Verselle Laga  Light  ainda adiciono 50% de alpista . De resto na água não dou nada, a não ser no vinagre de sidra uma vez por semana e vou dar alho este fim de semana durante 2 dias (deixo o alho dentro de água durante 1 dia e depois sirvo), pois devido á repentina alteração do clima a humidade está altíssima, assim ajudo na prevenção de problemas respiratórios..


Boa sorte para todos os criadores nas criações..


Cumprimentos,
Nuno Carvalho

domingo, 21 de fevereiro de 2010

ESTATÍSTICAS DO 58º MUNDIAL 2010 PORTUGAL

Todos os prints retirados do site oficial do evento: http://www.mundial2010.fonp.pt/


(CLICAR NA FOTO PARA VÊR MELHOR)








Cumprimentos,
Nuno Carvalho

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

INICIO DAS MINHAS CRIAÇÕES!!!

A partir de hoje dou inicio ás criações.. Espero que tudo me corra pelo melhor.. Já andava maluco com a espera.. Realmente esta será a altura de maior empolgação para quem ama aves, agora será ver crescer vida nos ninhos.. Espero que tudo corra de acordo com as minhas expectativas, para assim ter cada vez mais alento para continuar.. Espero que o facto das andorinhas já andarem a voar em terras lusas seja sinonimo de bom tempo..

Não aconselho ninguém a iniciar as suas criações sem ter os reprodutores preparados, eu apenas me vou iniciar mais cedo pois pretendo 3 posturas.. E se me iniciar mais tarde não consigo as 3 devido ao calor.. Para ajudar vou colocar uma espécie de luz que será programada com 2 autómatos com contador digital.. Assim prolongarei as horas de luz até mais tarde..

Boa sorte para todos os criadores.. Vou colocando novidades ao longo do tempo..

Cumprimentos,
Nuno Carvalho

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

ENQUETE SEMANAL Nº 11: PRODUTOS/SUPLEMENTOS/ALIMENTOS QUE USO NO MEU CANARIL (PAPA PARA A CRIAÇÃO)

A papa para a época de criação é algo muito importante em qualquer canaril.. Este assunto é algo subjectivo, já que cada criador deve comprar a para que melhor se adapta as suas exigencias, tanto economicas como preferenciais.. Desde já aconcelho uma papa bastante rica nutricialmente.. Não nos podemos esquecer que a papa pode ser o sucesso das criaçoes.. Eu uso a PAPA SEMI-HUMIDA FEAST GOLD LABEL e a seca da mesma marca.. Para mim é uma papa em que os canários se adaptaram facilmente, mas isto no meu caso.. O facto dos canários estarem adaptados á papa antes das criações é também um facto bastante importante, pois assim na altura das criações os progenitores alimentaram melhor as crias.. Por isso nunca devemos mudar de papa durante a criação..Essa mudança se tiver de ser feita será durante a manutenção.. A papa que uso seca será para juntar ao germinado..

Como usar:

Eu coloco diariamente num recipiente proprio para o consumo de papa, que leva pequenas doses, mas cada caso é um caso.. Este assunto é completamente ao gosto do criador..



Descrição do produto:

FEAST Gold Label 

Papa alimentar com aniz enriquecida. Contém extractos de ervas reconhecidos pelos efeitos prebióticos, anti-protozoários e estimulantes do sistema imunitário. Para estimulo da reprodução, alimentação das crias e saúde.

Se nunca usou FEAST deve misturar 50:50 com a sua papa actual durante alguns dias para que as aves se habituem mais facilmente. Não há qualquer em habituar as aves à Feast durante a época de reprodução.

Ingredientes por kg:Vitamina A 20,000 UI, D3 2,500 UI; E 50 UI; Vitaminas B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina), B6 (Piridoxina), B12, Biotina, Bitartarato de Colina, Ácido fólico, Niacina, Ácido pantoténico.

Minerais incluem: 
Selenio, ferro, cobalto, manganês, cobre, magnésio, zinco, enxofre e iodo. Aminoácidos essenciais limitantes: Metionina e Lisina.

Extractos de Ervas:
Laminaria digitata, nicotiana rustica, filipendula ulmaria, carex, symphytum officinale, camelia sinensis, paprika, bryonia alba e bentonite.

Sem coloração artificial.

Análise Nutricional:
Proteina 16% (min); Gordura 14%; Fibras 1%; Hidratos de Carbono 58%.

Modo de Utilização:
Fornecer seca ou ligeiramente humedecida. Para humedecer adicionar pequenas quantidades de água até atingir a consistência pretendida. Não adicionar demasiada àgua. Se humedecida substituir diariamente.

(http://website.ornicare.com/index.php?Itemid=66&id=79&lang=pt&option=com_content&task=view)


Cumprimentos,
Nuno Carvalho

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O FRIO VOLTOU EM FORÇA..ESTE ANO ESTÁ COMPLICADO..

Este ano o frio não ajuda nada.. As criações vão-se atrasando pois as canárias nem pingo de cio têm..Previa acasalar este fim de semana, pois depois com o calor já não consigo as 3 posturas que pretendo.. Contudo está muito frio... Não dá mesmo..

Para ver como estavam as minhas canárias, coloquei-lhes um ninho e material para o fazerem.. Esteve lá uma semana o material e nem lhe tocaram.. Isso demonstra como está o tempo.. Basta verificar que as andorinhas ainda não chegaram devido ao frio que se faz sentir..

Tenho um único casal que se mostra mais preparado, a fêmea vai dando comida ao bico do macho pela separação em rede, e o macho á fêmea.. Talvez junte esse para acalmar o êxtase que tenho andado.. Mas caso não veja interesse separo logo..

Esta semana vou ter mais tempo para os canários, pois vou estar de ferias uma semana.. Vou aproveitar para arrumar e desinfectar o canaril.. Tenho de aproveitar enquanto tenho ferias..

Colocarei mais novidades ao longo da semana..

Cumprimentos,
Nuno Carvalho 

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

BALANÇA PARA PESAR COM MAIOR PRECISÃO O CORANTE E TRATAMENTOS EM PÓ.




Comprada através da internet (leilão), vai ser fundamental para pesar com precisão o corante e tudo que tenho de administrar na papa..

Cumprimentos,
Nuno Carvalho

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

EXPERIÊNCIA COM COMEDOUROS ECONÓMICOS

Há algum tempo atras tinha dito que ia experimentar usar comedouros económicos no meu canaril.. Antes disso fui ver como os mesmos funcionavam e se me convenciam.. De facto gostei do seu funcionamento e percebi o porquê de se chamarem "económicos".. Comecei a usa-los á propriamente 15 dias, e o que custou mais foi a adaptação de alguns canários, mais as fêmeas, que inicialmente conseguiam desperdiçar alimente naqueles comedouros, o que eu achava um feito, pois o comedouro foi projectado para que a aves retirarem apenas uma semente de cada vez.. Agora, passados os 15 dias os canários estão perfeitamente adaptados, e já não ha desperdícios de mistura.. Estou a gostar bastante deles, assim posso misturar na alpista o que quiser porque não vai haver escolha das aves pelo que lhes interessa..
No inicio quando vi algum desperdício de comida fiquei um pouco receoso da minha compra, pois os comedouros ainda são caros, mas depois com o passar do tempo percebi que era pelo facto de ser uma novidade e eles ainda não sabiam comer e deixavam cair a comida, pois eles tem de a tirar e comer no exterior..

Uso os de 250 gr, penso serem os melhores, pois também não convém manter a mistura muito tempo fora de um recipiente hermeticamente fechado..






Estes comedouros adaptam-se a qualquer tipo de gaiola, basta retirar a tampa do comedouro e colocar este que trás uns fixadores para o efeito..

Eu gostei e aconselho..

Cumprimentos,
Nuno Carvalho

sábado, 6 de fevereiro de 2010

O TEMPO NÃO ESTÁ A AJUDAR..

O tempo realmente não anda a ajudar nada... Previa juntar as aves lá para o segundo fim de semana de Fevereiro, mas não me parece que se vá confirmar, pois as minhas femeas estão muito atrasadas no cio.. Apesar de ter os casais separados pela rede há uma semana ainda não há muito interesse.. Hoje coloquei o ninho numa femea que penso já estar mais adiantada, mas amanhá se ela não mostrar interesse pelo mesmo vou retirar e dar mais uma semana de Vitamina E.. Tudo isto é devido ao tempo que esta "maluco", ora chove, ora está sol.. Parece o clima dos Açores.. Cada vez estamos mais proximos de um clima tropical..

A ânsia é demasiada, evito ver fotos de crias ou tópicos nos fóruns sobre os mesmos.. é complicado quando nos dedicamos a um hobby mais a serio ter estomago para aguentar tal ânsia.. Quero crias nos ninhos, mas tenho que esperar.. "Saber esperar é o segredo do sucesso."

Este ano irei então criar com 4 casais.. Queria introduzir uma nova raça, mas este ano já não dá.. O criador da raça já não tem aves disponíveis..

Ontem aconteceu algo engraçado cá em casa.. De manhã entrou uma canário no meu quarto, cedo (8h30mins), a cantar como um maluco, pousado na minha janela.. De repente entrou e eu lá fechei as portas e janelas e apanhei-o.. É um pinto sem anilha, e mau como as cobras, nunca tive na mão um canário assim.. A minha mão adorou e ficou com ele, para cantar na varanda.. Como não sei de onde vem nem se aproxima das minas gaiolas de criação.. Temos de ter cuidado quando chegam novas aves a casa, pode ser portadora de alguma estirpe e dizimar um plantel..

Um pequeno aparte: Alguns criadores que têm blog copiaram do meu blog e colaram no seu um texto criado por mim, nomeadamente este: http://canariculturanunocarvalho.blogspot.com/2010/01/resultados-58-mundial-ornitologia.html , e nem se dignificaram a colocar a fonte, pois quem teve o trabalho de contagem fui eu.. Não disse nada directamente a quem o fez por respeito, mas por vezes custa ver este genero de coisas.. Perdoe-me quem não interessa este pequeno aparte..

Espero do fundo do meu coração que todos os amantes de aves tenham sucesso nas suas criaçoes, pois este é sem dúvida o processo mais acarinhado neste hobby..

Cumprimentos,
Nuno Carvalho

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

ENQUETE SEMANAL Nº 10: PRODUTOS/SUPLEMENTOS/ALIMENTOS QUE USO NO MEU CANARIL (VINAGRE DE SIDRA)

Muitos ou quase todos os criadores têm no seu canaril o vinagre de sidra, considerando-o muito importante na saúde das suas aves, neste caso canários... E o facto é que o é... O vinagre de sidra tem a acção de criar uma ambiente inóspito ao desenvolvimento de bactérias nos aparelho digestivo das aves, baixando o pH no mesmo. Geralmente ouve-se falar do Vinagre de sidra apenas para consumo nas aves, mas o facto é que este, devido ao seu grau de acidez também pode ser usado no banho, onde actuará como inibidor do desenvolvimento de parasitas externos ou ainda na limpeza dos objectos do canaril.. Há ainda quem o use com a finalidade de emagrecer aves, eu pessoalmente não o faço..

Como usar:

- Eu coloco cerca de 15ml por litro de água, quando esta é para ser administrada de forma oral nos canários. Estes 15ml são cerca de 300gotas, pois cada ml equivale a 20 gotas. Quando coloco na água do banho coloco a olho q.b.,mas nunca exagero,pois normalmente os canários provam a agua do banho..



Descrição do produto:

"Citado por Nuno Carvalho: Mais uma vez este texto é referente aos humanos, mas pode adaptar-se em algumas situações as aves."

O vinagre de sidra - que serve tanto para a prevenção e para o tratamento de doenças (problemas das vias respiratórias e constipações; problemas renais e da bexiga; afecções ginecológicas; problemas cardíacos, circulatórios e vasculares; problemas intestinais; doenças de pele), como para a beleza e cuidados pessoais diários da pele, dos cabelos, dos pés e mãos, dos dentes e da boca; para acalmar dores das articulações e dos ouvidos, entre outras, e aliviar numerosos males; para temperos; para depurar e emagrecer o corpo; para fortalecer os desportistas; para limpeza e manutenção da cozinha e da casa... 

Para além de tudo isto, o vinagre de sidra resolve ou atenua uma série de pequenos ferimentos e problemas - arrotos, azia, calos, enxaquecas, erupções, fadiga, febre-dos-fenos, fungos nos pés, gengivite, hemorragias nasais, lumbago, nódoas negras, perturbações do sono, picadas de insectos, pruridos, queimaduras solares, soluços, tosse ou verrugas. 


Cumprimentos,
Nuno Carvalho