sexta-feira, 16 de julho de 2010

NOVA MUTAÇÃO NASCIDA NA HOLANDA???? LIPOCROMO AMARELO (INTENSO?) VERMELHO MOSAICO??

Após ter visto umas fotos no blog da colega Carla Saldys que cria canários de cor e glosters com o seu marido, Alexandre Saldys, no Brasil, (CANARIL CURICO) fiquei bastante curioso com as ditas fotos, fotos essas de um suposto canário e uma suposta  nova MUTAÇÃO descoberta na Holanda..

Deixo uma cópia integral do texto e fotos com todos os direito e permissão da colega Carla. Diga-se de passagem que a mutação é promissora, mas muito "exótica" podendo  a meu ver ligar 2 mundos.. Eu gosto, apesar de serem só fotos..Vou ser um seguidor atento desta mutação..


EDIT: Segundo novas informações, este tipo de ave apareceu á 2 anos na Holanda, sendo caracterizada por LIPOCROMO AMARELO VERMELHO MOSAICO, pergunto será possível ser INTENSO também?

Blog Canaril Curico: http://canarilcurico.blogspot.com/


Nova Mutação






"Dias atrás vi a foto desse canário circulando pelo orkut de alguns amigos, apesar de ter visitado o 59º Campeonato Brasileiro não tive o prazer de vê-lo pessoalmete e não sabia nada sobre sua origem. Pedi então para dois amigos a permissão para divulgação das fotos. Um foi Rodrigo Brum, canaricultor campeão de eficiência e da série isabelinos sem fator da SOL, que me permitiu a divulgação e ainda fez a gentileza de explicar um pouco da origem do canário. 






"Querida, esse canário foi fotografado no Brasileiro 2010, no estande do Sr. José Giordano (Juiz da OBJO). Eu não conversei com o mesmo sobre o canário. Entretanto, soube por terceiros que o referido canário é uma mutação realmente, surgida na Holanda, que acabou chegando ao Brasil, e foi adquirida pelo referido Juiz e Criador. O canário é de uma beleza nunca vista, é maravilhoso. Mas não me explicaram, ainda, como essa mutação pôde ocorrer. Um abraço. Fique a vontade para divulgar. 




Rodrigo Brum "







Outro foi o amigo Franciso Peruzzo, que me cedeu estas duas últimas fotos.  O Peruzzo é biólogo e criador premiado de canários de porte, ele tem um site vale apena conferir. Criadouro Peruzzo"

Um muito obrigado á colega Carla pela autorização para colocar este artigo no meu blog..

Cumprimentos,

Nuno Carvalho

7 comentários:

moranguito_Edu disse...

Boa noite;
Olá Nuno,pelas fotos parece me uma mutação lindíssima sem duvida.
Uma optima muda para as tuas aves!
Um abraço
Eduardo Garcia

Nuno Carvalho disse...

Olá Eduardo..

Sim linda mutação, que me agrada muito mesmo.. Esse amarelo intenso como fundo fica lindo.. Visto ser mosaico ainda me agrada mais e mais beleza lhe dá.. Estou a tentar saber mais acerca da mutação mas está complicado.. Ainda por cima com os exames tenho pouco tempo para procurar..

Boa muda nas aves Eduardo..
Abraço,
Nuno Carvalho

CRIADOURO PERUZZO disse...

Nuno,
recebi o email do Manuel, mas infelizmente tbém não sei nada sobre a ave, quando a vi no pavilhão da FOB não tinha ninguém lá que falasse algo sobre ela, se aparecer algo te aviso.
Abraços
Francisco Peruzzo

Nuno Carvalho disse...

Olá Sr Peruzzo..

Ok, sabe que qualquer coisa será sempre bem vinda, pois a especulação impera em torno desta ave.. O que se compreende, pois é algo pouco compreensível na canaricultura..

Abraço,
Nuno Carvalho

Anônimo disse...

Amigos, trata-se de uma brincadeira !!!
O passaro é um Amarelo Intenso, que apos a muda terminada, recebeu carophil e lhe foram arrancadas as penas nas regioes de eleição dos mosaicos.
Mauro Heineck

Nuno Carvalho disse...

Olá Mauro..

Comecei eu também a desconfiar.. Existem criadores em Portugal que me alertaram logo para esse mesmo facto..
Quem fez esse trabalho devia ser punido pela respectiva federação do seu país.. Infelizmente existem criadores assim..

Abraço, e obrigado por comentar este assunto..

Nuno Carvalho

Anônimo disse...

lindo lindo lindo lindo lindo lindo se tive-se em todos pet shop de Natal RN eu comprava logo 2 casais.

Postar um comentário