sábado, 3 de julho de 2010

INÍCIO DA MUDA 2010

A muda já se iniciou no meu canaril, como podem confirmar nas fotos que coloquei.. Agora mais uma época importante decorre na ornitologia.. Na criação de canários todas as épocas são importantes, todas precisam de tratamentos de acordo com a época, mas esta é sem duvida muito delicada, pois as aves ficam muito mais sensíveis durante este processo..



Para quem expõe esta época é sem duvida uma incógnita.. Nesta fase aguarda-se para saber se os acasalamentos efectuados foram bem efectuados e se melhoramos o que pretendíamos melhorar.. Tiramos a prova dos 9 e começamos a separar aqueles que desde cedo nos chamam mais á atenção..

Nesta altura á que fornecer alguns suplementos, mas para mim o fundamental para a muda é o sossego das aves, nesta altura devemos incomodar o menos possível e reduzir a luminosidade do canaril ao máximo.. Para mim é ainda importante fornecer sementes com mais omega 3 e 6, pois os óleos são fundamentais para ajudar e facilitar uma boa muda.. Nunca esquecer a LIMPEZA do canaril, que é fundamental para a saúde do canaril..



Para facilitar a muda pode-se ainda fornecer alimentos (suplementos) que contenham Metionina, Lisina e ainda Colina, pois nesta altura com a quantidade de papa fornecida o fígado sofre um pouco as consequências, e temos de o ajudar com os excessos..

Uma outra coisa que eu queria alertar, e com certezas, é que o que é bom para os humanos nem sempre faz efeito nas aves, pois o aparelho digestivo das aves e dos humanos são muito diferentes.. Existem excepções mas poucas, portanto sempre que possível tentem adquirir produtos destinados as aves e não dêem muito produtos que são destinados aos humanos.. Como já ouvi muita vezes dizer: "Só não muda de ideias quem não as tem!!"

Um grande abraço a todos os criadores, e votos de boas mudas, para este ano brilharem novamente em França..

Cumprimentos,
Nuno Carvalho

6 comentários:

Filpe Brito disse...

pois é nuno...a muda aproxima-se a passos largos.agora só nos resta mima-los e esperar que tudo corra bem. espero que corra tudo bem com os seus e que no final da muda estejam ai alguns campeões:)
cumprimentos
filipe brito

Nuno Carvalho disse...

Olá Filipe ..

Realmente agora é dar-lhes mimos pois encontram-se numa fase difícil que lhes baixa muito as defesas.. Temos ainda de lhes dar o que os ajuda na muda para assim eles despenderem o mínimo de energias possível..

Desejo-lhe também uma óptima muda e que no seu canaril surjam campeões..

Abraço,
Nuno Carvalho

moranguito_Edu disse...

Olá Nuno;
É verdade vem ai a fase mais delicada,que é mesmo a muda da pena.Espero que tudo te corra como desejas e que tenhas ai futuros campeões.
Desejo te uma optima muda para as tuas aves!
Um abraço
Eduardo Garcia

Nuno Carvalho disse...

Olá Eduardo..

Eu desejo-te o mesmo.. Espero que tudo corra bem..

Abraço,
Nuno Carvalho

Vitor Monteiro disse...

Boas Nuno.

Como vai isso?

Então estas a gostar da cor que está a a parecer aos canarios?

Cumprimentos,
Vitor Monteiro

Nuno Carvalho disse...

Olá Vitor..

A cor está muito boa agora.. Penso que inicialmente me preocupei com nada.. São as coisas da novice.. Logo vou colocar fotos de alguns machos deste ano.. De resto a época foi fraca, e tenho tido algumas mortes, como é normal na muda..

Abraço,
Nuno Carvalho

Postar um comentário