segunda-feira, 26 de julho de 2010

FINAL DAS CRIAÇÕES EM 2010 (ESTATÍSTICAS)

As criações do meu canaril já terminaram dia 10 de Julho, dia em que separei as últimas crias independentes,  mas só agora tive oportunidade em escrever sobre este assunto.

Como não é novidade para ninguém, as criações podiam ter corrido melhor, mas para o primeiro ano foi positivo.. Criadores com larga experiência tiraram a mesma media de aves que eu, o que quer dizer que o ano foi mau devido ao clima a que estamos a passar e a condições adversas...

Bem este ano, como sabem, iniciei-me nos Castanhos Pasteis Vermelhos Mosaicos, adquiri uma linha de campeões, e para iniciar foram 5 casais.. Deste 5 casais, todos criaram, uns melhor, outros pior, mas é assim mesmo.. Como ia dizendo, dos 5 casais tirei 24 crias (entre eles 4 machos portadores de pastel), desses 24,  5 morreram, pois eram mais frágeis e a muda fez a sua selecção.. Sobram 19.. Ora, as minhas aves tiraram uma média de 4,8 aves por casal.. Baixa, mas tenho noção que as aves sofreram uma grande mudança, desde o clima aos alimentos, tratamentos...etc..

Neste momento todas as aves estão na voadeira a fazer a muda, um processo complicado para elas.. Tenho algumas aves que deram logo nas vistas, e essas tenho acompanhado o seu desenvolvimento.. Tenho um macho que desde inicio demonstrou uma forte melanina, até cheguei a pensar que me tinha enganado na colocação dos ovos e aquele era um castanho portador de pastel, mas não, é pastel e muito melanizado.. Estou muito apreensivo em relação á sua muda.. Vamos esperar para ver..

Ando a tentar tirar umas fotos para colocar no blog, mas como está muito calor as aves ficam logo sufocadas quando as tento apanhar, por isso não as vou forçar, mas logo que tenha coloco fotos das minhas aves..

Este ano devido á quantidade de machos que tenho, vai ser complicado expor, mas tentarei expor numa expo perto de minha casa.. Inicialmente pensei que iria ter aves para expor, mas em 11 aves tenho a apenas 3 machos para já.. Quando nos iniciamos queremos logo expor, o que acho normal, mas não pensamos nas limitações.. Vamos ver como vão sair estas aves e logo vejo..

Abraço a todos,
Boa muda, e boas expos...

Nuno Carvalho

2 comentários:

moranguito_Edu disse...

Olá amigo Nuno;
Penso que para o 1º ano não está nada mal,bem pelo contrário.
Os meus parabens pelo trabalho que realizaste ao longo do ano e agora só falta mesmo expores algumas aves e te darem alguma alegria(perfeitamente natural,tendo em conta a qualidade as mesmas),desejo te tudo de bom e que consigas atingir os teus objectivos agora nesta nova etapa.
Um grande abraço e uma optima muda para as tuas aves!
Eduardo Garcia

Nuno Carvalho disse...

Olá Eduardo..

Obrigado pela força.. Vou tentar expor, vamos ver como a muda muda as minhas aves.. Que têm potencial, e muito.. Espero que as expos comprovem isso mesmo..

Abraço,
Nuno Carvalho

Postar um comentário