quinta-feira, 6 de maio de 2010

PENAS LARANJAS

Hoje verifiquei pela 1ª vez como estavam a fixar os corantes nos meus canários, e não fiquei muito contente pois encontrei apenas penas cor de laranja a crescer nos meus canários.. Como é o 1º ano que dou corante a canários não sei se é normal, ou seja se mais tarde aquela cor laranja ficará mais vermelha como deve ser.. Estou a dar uma mistura que eu fiz de corantes da ROCHE.. A pesar de as penas ainda estarem mesmo agora a crescer, ou seja "espontar", não me pareceu normal e falei com um amigo criador vamos ver o que me diz, pois posso estar a fazer algo não muito correcto e assim estragar um ano de criações, a ver vamos..

Fora isto as criações melhoraram e um novo rumo esta a decorrer no meu canaril.. Não tenho mais mortes embrionárias.. Ovos brancos só um de vez em quando por ninho, mas em relação á primeira postura estão muitooooo melhores.. Foi pena a primeira postura ter sido terrível, pois em 5 casais tive 7 crias, na segunda postura está tudo um pouco melhor.. Todas as minhas fêmeas estão ainda na segunda postura, irei permitir ainda uma terceira postura a algumas que me falharam na primeira, e assim tentar tirar o máximo de exemplares possíveis..

Espero melhorar o numero de aves no meu plantel, e assim para o próximo ano se tiver casais a falhar poder assim trocar por outros.. Neste momento só penso na próxima época a nível reprodutivo mas esta ainda terá muito para dar, assim espero eu..

Penso que apesar de poder ter apenas 10 casais no máximo, e ser um pequeno criador, crio com grande gosto estas pequenas aves que nos dão que fazer.. A pesar de não ter mais espaço, pois se o tivesse teria mais uns 6 casais, mas assim tenho mais tempo para dedicar aos que tenho, e mesmo assim estou a pensar adquirir mais uma raça para o próxima época, ou seja ficar com 5 casais de cada raça.. Penso ser possível tirar bons exemplares com 5 casais.. 

Pelo que me disseram um grande criador Português Campeão do Mundo em 2010, tem um plantel de 10 casais... A quantidade não tema ver com qualidade, mas se se puder ter quantidade e qualidade é o céu.. Atenção que não estou a criticar ninguém, estou a escrever o que a minha mente diz, nunca atacaria ninguém através de um texto de blog.. Todos os criadores de Portugal têm muito valor, pois todos partilham o amor por estas pequenas aves..

Neste momento todos os criadores, eu inclusive, escrevemos pouco nos blogs pois, falo por mim, estou a espera de resultados para os poder partilhar, e assim tirar todas as conclusões e ver o que posso melhorar..

Espero que as criações lhes estejam a correr pelo melhor, a mim não estão mal, mas podiam estar melhor, mas no final é que se fazem as contas.. 

Abraço,
Nuno Carvalho

6 comentários:

Vitor Monteiro disse...

Boa noite Nuno.

Posso saber a quantidade de corante de cada tipo que estas a dar?

Abraço,
Vitor Monteiro

Nuno Carvalho disse...

Olá Vitor..

Estou a dar:

Corante Roche feito por mim com:
- 5gr cartaxantina 10%;
- 5gr carophil red;
- 2gr beta-caroteno;

Os teus estão a pintar bem?

Abraço,
Nuno Carvalho

Vitor Monteiro disse...

Boa noite Nuno

Os canarios começaram a pintar á pouco tempo, já se nota o vermelho principalmente nos lipocromos nos melanicos nem por isso.

As quantidades são 3gr cartaxantina, 4gr carophil red e 2gr de batacaroteno por kilo de papa.

Abraço,
Vitor Monteiro

Nuno Carvalho disse...

Olá Vitor..

Já detectei o problema.. As minhas crias não estão a comer a papa, logo não comem o corante.. Diz-me uma coisa, vi no teu blog que usas a papa da PINETA, como reagiram os teus canários a essa papa?

Abraço,
Nuno Carvalho

Vitor Monteiro disse...

Boa noite Nuno.

Antes das criações habituei os meus canarios as papas da Pineta.

Eles(crias) comem muito bem, tanto a húmida como a seca, estou a dar corante duas vezes ao dia.

Abraço,
Vitor Monteiro

Nuno Carvalho disse...

Boa sorte Vitor..

Eu espero dar a volta a esta situação..

Abraço,
Nuno Carvalho

Postar um comentário