sábado, 3 de abril de 2010

O PODER DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Os Fóruns, blogs e sites, de que mais poderia eu estar a falar.. 

Os fóruns, blogs e sites no mundo da canaricultura são sem duvida uma mais valia para todos os novatos e mesmo para a velha guarda aprender e ensinar tudo que sabem sobre esta arte tão relaxante de criar aves.. 

Por vezes dou comigo a pensar "E se não existissem os blogs, fóruns e sites ligados a esta arte de criar ?". Pois na verdade, graças a estes meios de comunicação a evolução de um criador é agora feita de uma maneira muito mais exponencial.. Recordo que quando me iniciei sabia muito pouco, ou mesmo nada, escrevia no blog à medida que ia aprendendo.. Agora após 8 meses desde o inicio sinto que graças aos meios disponíveis de pesquisa de informação aprendi bastante, mas ainda tenho muito que aprender. 

Um dia destes falava com um criador, que dizia que quando se iniciou comprava livros de canaricultura e os lia exaustivamente para poder aprender algo, pois eu estou à distância de um click para pesquisar qualquer dúvida que tenha.. Eu sinto-me um sortudo neste aspecto..

No passado, para se trocar ideias com criadores estrangeiros, para assim ter diversidade de ideias e introdução de novos métodos de criação era muito complicado, e mesmo dentro do próprio Pais pois a informação demorava a chegar de criador para criador.. Agora existem fóruns em toda a Europa disponíveis para vermos as diversas formas de manejo das nossas aves em diferentes cantos do Mundo.. Que mais podemos querer?  

Como tudo nesta vida, apesar de termos esta óptima ferramenta de auto pesquisa temos de saber como a usar, nem tudo são rosas, e muitas pessoas não levam muito a serio o seu teclado e por vezes escrevem para além das marcas, desrespeitando alguém que também ele esta por detrás de um monitor. Temos de saber evoluir com a tecnologia e pensar que ela existe para ser usada e respeitada. Desde que existo, que assisto a uma evolução astronómica da tecnologia, de tal forma que penso encarar este mundo virtual com grande naturalidade, respeitando sempre o outro lado do monitor. 

Muitos criadores acabam por se conhecer através deste meio de troca de ideias, formando por vezes amizades duradouras.. Este será mais um dos lados magnífico da evolução da tecnologia.. 

Com tudo isto fugi um pouco ao assunto inicial mas penso que disse aquilo que sinto e penso que todos sentem um pouco.. 

Aproveito para agradecer a todos aqueles que respeitam e ajudam virtualmente criadores como eu, que de uma maneira mais rápida adquirem conhecimentos para poderem dar uma maior conforto as suas aves .. 

Abraço todos os criadores..
Cumprimentos, 
Nuno Carvalho

4 comentários:

moranguito_Edu disse...

Boa noite;
Olá Nuno espero que esteja tudo bem contigo.
O que tu escreveste está correctissímo,ainda á uns anos quando criava exóticos também comprava livros e até mesmo enciclopédias para aprender,não é que já não houvesse conteudo na net,mas não tão vasto como nos dias de hoje...já não consigo passar sem este maravilhoso meio de comunicação e informação que para mim e acredito que para muitos seja indespensável...
Boas criações Nuno,um abraço;)

Nuno Carvalho disse...

Olá amigo Eduardo..

Então posso eu não posso comparar, pois iniciei-me á pouco tempo como criador com objectivos diferentes, expor, mas acredito que seja uma ferramenta mais que importante para a evolução de um criador..Para mim é sem dúvida.. Sinto que a vantagem é enorme, mas claro que só a experiência é que faz um verdadeiro criador..

Boa sorte nas criações Eduardo..

Abraço,
Nuno Carvalho

Fernando disse...

Li o seu artigo e não pude deixar de o comentar. O que disse é totalmente verdade, estou de acordo consigo, ainda para mais sendo eu Técnico Superior de Comunicação & Relações Públicas. A Internet é um importante veículo de informação...mas também de contra informação e desinformação, ou seja, muitos criadores iludem os iniciantes, promovendo informações erradas. Felizmente são cada vez mais as pessoas que transmitem os seus conhecimentos e menos os que tentam iludir.

Da minha parte, posso assegurar que está a nascer um novo projecto em Portugal totalmente dedicado à Ornitologia e que promete revolucionar com aquilo que nós conhecemos e existe.

Abraço a todos, especialmente ao Nuno pelo seu trabalho e dedicação. Apesar de não conhecer muitos criadores tenho uma enorme empatia por todos os que valorizam os nossos passarinhos.

votos de sucesso e boas criações.

Abraço
Fernando Domingues

Nuno Carvalho disse...

Antes de mais quero felicita-lo pelos seus prémios no mundial.. Apesar de o Fernando não criar canários (do conhecimento que tenho) sigo de igual forma o seu trabalho..

Este pequeno artigo que escrevi, já está escrito á algum tempo mas não quis publica-lo pois não sabia a reacção dos visitantes, mas sendo aquilo que penso decidi publica-lo, pois afinal nada tem de mal..

Quanto ao projecto que fala, como deve imaginar não faço ideia do que se tratará, mas caso seja preciso ajuda cá estarei..

Desejo-lhe boas criações..

Abraço,
Nuno Carvalho

Postar um comentário