sexta-feira, 9 de abril de 2010

CRIAS 2010

Aqui ficam fotos das minhas primeiras crias de 2010 já fora do ninho..





Cumprimentos,
Nuno Carvalho

6 comentários:

Carlos Gomes disse...

Parabéns Nuno pelas novas crias...
Por aqui tudo correu mal...
Um abraço bem Portuga...

Nuno Carvalho disse...

Olá amigo Carlos..

Não desespere amigo, criar aves é assim mesmo.. Só assim dá aquele gosto tremendo tê-las em casa.. Já lhe tinha mandado um comentário no seu blog a perguntar como tudo estava a correr mas não deve ter visto e não respondeu..

Continue a tentar e força.. Se precisar de ajuda já sabe que pode contar comigo e com os meus modestos conhecimentos..

Abraço,
Nuno Carvalho

Anônimo disse...

Olá Nuno... está de parabéns pelos belos filhotes. Tenho uma dúvida, e acredito ser a dúvida de alguns criadores iniciantes. Para um filhote possuir manchas avermelhadas pelo corpo como o filhote da foto logo acima, é preciso fornecer a cantaxantina, ou neste caso, o vermelho vem da própria genética dos pais?

Obrigado.

Nuno Carvalho disse...

Olá "Anonimo"..

Na foto acima está presente o pai dos filhotes, mas se quer que os filhotes fiquem da cor do pai tem de fornecer um preparado de corantes, compra já feito ou faz você mesmo.. Esse preparado leva cartaxantina, betacaroteno e carophil red.. Neste caso sendo canários de factor mosaico deve-se administrar a partir dos 45 dias de vida, para assim ter uma coloração nas zonas de eleição.. Tem de ter em atenção que se pretende uma ave perfeitamente colorada terá de adquirir aves de bom sangue, pois caso contrario as aves não se vão colorir da melhor forma..

Abraço, e qualquer duvida disponha..

Nuno Carvalho

Anônimo disse...

Entendi.. muito obrigado pela respota. Mas tenho mais uma dúvida. Esta mistura de corantes eu devo administrar na farinhada? Ou coloco em cima do ovo cozido? Gostaria de saber uma "receita", ou melhor dizendo, a quantidade certa de corante a ser misturado em determinada quantidade de farinhada para fornecer a um canário de fator mosaico.

Muito obrigado.

Nuno Carvalho disse...

Olá Novamente..

Vou-lhe dizer como faça, mas pode não dar certo consigo.. Deve aconcelhar-se com o antigo criador para ver quais as dosagens a que a sua ave está habituada.. Mas mesmo assim todos os criadores usam mais ou menos este tipo de dosagens, que são:

Cartaxantina: 3 g

Carophil: 5 g

Beta caroteno: 2g

Total 10g -- Estas 10g vou adicionar em 1Kg de "farinhada"..

Sendo mosaico, e como já disse anteriormente, deve-se começar a dar a partir dos 45 dias de vida..

Cumprimentos,
Nuno Carvalho

Postar um comentário