sábado, 24 de abril de 2010

AUTO-VACINA




Este ano estou a pensar dar a auto-vacina, vacina criada especialmente a pensar nas nossas aves.. Podem ver no seguinte link do que se trata e tirar todas as dúvidas e consequentes conclusões.. 


Esta vacina é apenas disponibilizada em frascos que dão para 100 aves, e eu como ainda tenho um plantel reduzido, que irá este ano até ter cerca de 50 exemplares não queria desperdiçar vacina, então se alguém quiser 50 doses (para 50 aves) que me diga algo, assim não existem grandes desperdícios e fica mais económico para ambos..

Cumprimentos,
Nuno Carvalho

4 comentários:

moranguito_Edu disse...

Olá Nuno;
Espero que a criação te esteja a correr bem.
Eu já dou a auto vacina à 3 anos e posso-te dizer que logo no ano seguinte notas diferenças singificativas nomadamente nas mortes.
Boas criações!
Abraço
Eduardo Garcia

Nuno Carvalho disse...

Olá Eduardo..

Foi por experiências como essas que eu estou meio decidido a dar, mas o problema é mesmo a quantidade.. Podiam fazer em frascos para 50 aves, pois penso que se estão a esquecer dos pequenos criadores.. É pena...

Abraço,
Boas criações..
Nuno Carvalho

João Roberto disse...

Olá Nuno...

A minha dúvida em questão não é a auto-vacina. Gostaria de saber qual o tipo de papa que você usa para dar aos filhotes. Poderia me passar alguma receita mais simples. Vi também nos seus comentários, você dizendo que para os lipocromos vermelhos mosaico é necessário fornecer os corantes a partir dos 45 dias. Mas este corante é adicionado na farinhada ou eu continuo dando a papa de filhote a estes exemplares. obrigado!

Nuno Carvalho disse...

Olá João Roberto...

De momento uso uma papa que é muito usada na Bélgica (do que tenho conhecimento), essa papa E a FEAST GOLD LABEL THE BIRDCARE COMPANY.. E uma papa que não tem adição de ovos nem corantes logo posso adicionar o que quero de forma controlada.. Quanto a receitas não aconselho, existem papas muito boas no mercado que dispensam o trabalho de fazer em casa, e estas não tem problema de azedar..

Quanto ao corante, eu dou uma corante que eu preparo, tem betacaroteno + cartaxantina + carophil.. As dosagens são 10g por Kg de papa.. Se procurar no meu blogue vai encontrar algo onde falo mais disso ou até mesmo em comentários..

Abraço,
Nuno Carvalho

Postar um comentário