sexta-feira, 16 de abril de 2010

AFINAL NEM TUDO SÃO ROSAS...

Pois é, e pensava eu que as coisas estavam encaminhadas visto que as minhas fêmeas já estavam todas com postura feita e tinham agarrado bem o choco.. Mas não, o pior foi mesmo ver hoje os ovos ao ovoscópio.. De 14 ovos que vi apenas 6 galados e diga-se que 4 dos 6 galados são todos de uma fêmea que já vai na segunda postura e não falhou nenhum ovo na primeira.. Para ajudar á festa tinha uma fêmea que ontem nasciam 2 dos 5 ovos que colocou, ou seja 3 brancos, mas apenas 1 nasceu o outro, morte embrionária..

Este ano não vai ser nada fácil, nada mesmo.. Mas vou tentar tirar o máximo de aves com os casais que não estão a falhar (neste momento apenas 1 ou 2)..

Já viram que criar canários não é nada fácil e até começo a habituar-me e a levar isto na desportiva, caso contrario ficava maluco, visto o investimento que fiz este ano custa viver isto desta forma, mas melhores dias viram e a natureza dos meus canários iram rumar a bom Porto e dar-me algumas alegrias..

Hoje separei os meus primeiros 5 da época, todos de um casal incansável que conseguido crias 5 crias perfeitamente.. Agora tenho de verificar se todos se alimentam de forma correcta...

Amanhã devo retirar os ovos de uma fêmea que apenas tem um ovo galado e colocar em outra e retirar o ninho desta por 2 dias e depois colocar novamente..


Boa sorte a todos os criadores,
Nuno Carvalho

4 comentários:

Vitor Monteiro disse...

Boa noite Nuno.

Pois é, criar canarios não é assim tão fácil como muita gente pensa..
Boa sorte com os teus pasteis.. de momento tenho 7 já bem grandinhos e mais virão espero eu..

Boas criações!

Cumprimentos,
Vitor Monteiro

Nuno Carvalho disse...

Olá Vitor..

Sim é verdade, de facil tem pouco.. Mas como ainda nem a meio das criações vamos penso que mais para o fim as coisas melhoram sempre pois as femeas e os machos estão mais habituados um ao outro e os ovos brancos serão menos.. Quanto as mortes embrionárias nada poderei fazer para já.. Se tiver muitas e significativas este ano, para o ano irei administrar algo para contrariar isto.. (para já tive 5 mortes embrionárias em 11 ovos)..

Boa sorte Vitor.!!

Abraço,
Nuno Carvalho

Eduardo garcia disse...

Boa tarde;
Olá Eduardo,espero que tudo melhore e que consigas tirar boas aves.
Isto com a canaricultura tem muito que se lhe diga,alguma coisa dispõe.
Boa sorte e que tudo te corra pelo melhor!
Abraço
Eduardo Garcia

Nuno Carvalho disse...

Boa tarde..

Obrigado pela força Eduardo..

Boas criações também para ti..


Abraço,
Nuno Carvalho

Postar um comentário