domingo, 28 de março de 2010

PONTO DE SITUAÇÃO

Neste momento ainda ando meio desiludido com as criações.. Não sei se é do tempo ou o raio que seja mas tenho fêmeas mesmo preguiçosas.. Não ligam nenhum ao macho nem ao ninho.. Ando a ficar sem paciência de esperar..

Bem, o meu ponto de vista é que pelo facto de ter adquirido todo o plantel este ano, as fêmeas podem ter estranhado e ainda não se adaptaram as suas novas condições, ou simplesmente tive o azar de elas decidirem não criar mais cedo..

Dos 5 casais que tenho, só 2 estão a criar, uma com 5 filhotes quase fora do ninho e outra com 4 ovos, que devem nascer amanhã.. Os outros 3 casais, a fêmea (Gaiola 1) nunca fez ninho, nem um ovo colocou, já lhe troquei 3 vezes de macho, mas nem assim.. Outra, (Gaiola 3), coloca ovos, de 2 em 2 dias e nunca chega a entrar no choco, já é a terceira vez que me faz isso.. Também já lhe troquei macho e nada..O outro casal (Gaiola 5), está em vias de iniciar a postura, espero ter a postura ainda esta semana..

Este tipo de desalento deve-se ao facto de querer aumentar o plantel, a culpa não é de ninguém, apenas todos gostamos de ver as nossas aves criarem.. As contas só se fazem no final, eu sou o primeiro a dizer isso, mas ando meio apreensivo..

Uma das fêmeas está meia sonolenta, daí a ter separado do macho e vou-lhe dar um fotificante e protector hepático durante 3 dias, se não melhorar vou-lhe fazer uma desparasitação, mas só em ultimo recurso..

Boas criações para todos,
Abraço,
Nuno Carvalho




Nenhum comentário:

Postar um comentário