sábado, 6 de março de 2010

INICIO COMPLICADO MAS MOTIVANTE..

Hoje foi dia de verificar os 5 ovos do único casal que tenho junto, para minha felicidade apenas 1 ovo está goro... Espero que na próxima Sexta/Sábado nasçam os 4.. A partir dai é esperar que todos sobrevivam.. Não irei dar palitada pois não tenho mesmo hipótese para tal, caso tivesse iria dar pois é o primeiro ano com esta raça, logo qualquer perda é significativa..

Como alguns sabem esta semana tive de separar 2 casais, pois não sei bem o que se passou mas as duas fêmeas colocaram o primeiro ovo e abandonaram a postura e desfizeram o ninho.. Nesta altura apenas estava a dar papa com cálcio e probiotico, não estava a dar Vitamina E pois como as fêmeas já estavam a fazer o ninho deduzi que estavam prontas.. Errado.. Separei os casais retirei os ninhos e voltei a dar vitamina E, voltei a dar papa as fêmeas todos os dias e continuei a dar germinado 3x por semana.. Os machos apesar de estarem magros, só vou dar alpista durante uma semana e vitamina E.. Aumentei também o numero de horas de luz artificial, só estava a dar cerca de 11h diárias, vou aumentar até cerca de 15h.. Não se devem aumentar assim tão rapidamente, mas errei este ano.. Vou demorar apenas uma semana a aumentar 4h, quando deveria demorar cerca de 1 mês.. Os erros pagam-se caro e eu espero ter um desconto e pagar barato.. Atenção que vou distribuir este aumento de luz pela manhã e pela noite..

Mandei um e-mail para o meu clube a perguntar pelas anilhas do 3º pedido, pois eu inocente e novato nestas andanças apenas pedi no 3º pedido, e ainda para mais falharam a data de entrega, e como tenho crias para nascer queria estar prevenido.. Responderam-me hoje e ao que parece esta para esta semana a entrega do 3º pedido.. Para a próxima época peço logo o quanto antes possível..

Outra coisa que irei fazer será delinear logo de inicio tudo o que irei dar aos meus canários durante a época reprodutiva para evitar andar como este ano a comprar coisas ás pingas.. Não paro de comprar coisas pouco a pouco.. Para o ano compro tudo no inicio da época para a época toda..

Colocarei logo que possível as fotos dos meus primeiros canários de 2010, mas primeiro têm de nascer e vingarem-se..

Cumprimentos a todos, e boas criações..

Nuno Carvalho

6 comentários:

Rute disse...

Ola. tudo bem?
Não sei o que significa "dar palitada". será que me podias explicar?
Estou à espera que a chuva passe de certeza p por os meu casal na rua, p poderem procriar. Tenho-os em casa e ja os deixei fazer ninho 1 vez...vieram 3 ovinhos e todos nasceram. infelizmente nenhum deles sobreviveu. desconfio que esteja relacionado com o aquecimento não natural que tenho em casa...por isso, mais uma semana ou 2 e deixo os "pombinhos" à vontade deles :)

Boa sorte para os teus bébés ;)

Rute Mendonça

Nuno Carvalho disse...

Olá Rute, boa noite..

A "palitada" é o nome utilizado pela maioria dos criadores de aves, mas significa alimentar as crias á mão nos primeiros dias de vida.. Para assim garantir que são bem alimentados nos seus primeiros dias de vida.. Muitos criadores são completamente contra pois as crias que normalmente precisam da palitada são crias mais fracas, e assim o criador ao não dar palitada mantém um plantel mais forte, e faz uma certa selecção.. Eu sou a favor deste processo.... Outros dão pois não gostam de ver morrer as crias ou porque tem poucos casais e querem salvar o máximo de crias..O meu caso este ano.. normalmente procede-se assim quando ao segundo dia de vida das crias se verifica que as mesmas não estão a ser bem alimentadas pelos progenitores, e com tão pouco tempo de vida acabariam por morrer... Para ver se as suas crias precisam de "palitada" basta ver, como já disse, se ao segundo dia elas tem o papo cheio, se não tiverem deve-se dar palitada á noite e de manhã..

Quanto á morte das suas aves é complicado adivinhar mas muitas coisas podem ter acontecido, as crias são muito frágeis, mas não me parece que seja do aquecimento, pois isso só iria ajudar e não prejudicar... com quantos dias morreram as crias??

Um abraço,
Nuno Carvalho

Rute disse...

Penso que tinham cerca de 3 dias quando morreram. Vi que a progenitora estava a alimentar as crias, não sei realmente é dizer se as estava a alimentar convenientemente ou não. Não peguei nas crias com medo de as aleijar. Na próxima ninhada já vou verificar essa situação com mais cuidado.

Nuno Carvalho disse...

Olá Rute..

Se observou que elas estavam a ser alimentadas, as mesmas podem ter morrido de Colibacilose, Salmonelose ...

Mas para a próxima postura observe o papo das mesmas, se este tiver cheio e mesmo assim morrerem pode mesmo ser então pelas bactérias que mencionei acima..

Um abraço,
Boa sorte nas próximas posturas..

Nuno Carvalho

moranguito_Edu disse...

Boa noite;
Olá Nuno,espero que daqui para a frente a criação te corra bem amigo.
Um abraço e boas criações!

Nuno Carvalho disse...

Obrigado amigo Eduardo..

Boas criações também para ti..

Abraço

Postar um comentário