domingo, 14 de março de 2010

COLÓQUIO COM J. Abellan e F. Grimalt

Hoje pelas 17h iniciou-se no Clube Ornitologia do Porto um colóquio sobre a mutação Jaspe, mutação ainda em estudo e que aguardaaprovação.. Foi sem dúvida algo muito enriquecedora para mim e não só.. Deslumbrei o trabalho e dedicação a que esta mutação esta a ser submetida.. Penso que acima de tudo temos de respeitar quem está a ter todo o trabalho nesta mutação.. O estudo e tentativa de melhoria é constante.. Cada ano que passa novos horizontes se abrem, e cada vez se aproximam mais do Standard provisório.

Bem hoje este colóquio iniciou-se com com a introdução de J. Abellan (pai da mutação) sobre o como foi descoberta a mutação, e não me surpreendeu saber que foi "sem querer" que a mesma foi descoberta.. Tudo na natureza é assim, depois por selecção natural faz com que a mesma resista ou não mediante a sua adaptação ao meio em que vive.. Aqui foi pelas mãos de J.Abellan que ela sobreviveu.. De inicio, segundo ele, não queria fixar a mutação nos canários, mas sim fazer híbridos bonitos (pois a mutação estava num cabecita negra) mas deu nisto e descobriu algo que com sorte bem sobrevivendo ao longo dos tempos.. Para quem não sabe, José Abellan é hibridista, daí ter sido sem querer esta fixação.. O magico, para mim é o facto de esta mutação ter a particularidade se ter os SD (Diluição simples) e os DD (Dupla Diluição), digamos que é parecido com os Intensos e os Nevados... Muito, mas muito trabalho está as ser desenvolvido por parte destes senhores.. Estão a tentar fixar e pormenores fantásticos na  mutação e claro a melhorar o mais possível. Depois tivemos uma introdução com O Sr. Grimalt sobre genética, que foi muito enriquecedora e eu concordo em muito com ele, apesar de alguém lá não ter concordado, o que para mim foi falta de respeito, mas isto na minha opinião... Podemos e devemos colocar duvidas e questões, mas com devidas normas..

Temos de ter respeito com quem trabalha para evoluir algo, e foi com muita pena que soube hoje que neste mundial o canário Jaspe não teve mais uma aprovação.. Parece-me ser algo muito bem trabalhado e com Futuro..

Fotos do coloquio (peço desculpa pela qualidade mas foi com o telemovel)
















P.S. - Chegaram hoje ao meu clube as anilhas do 3º pedido, portanto quem estiver á espera já pode ir buscar.

Abraço,
Nuno Carvalho

2 comentários:

Carlos Gomes disse...

Olá amigo Nuno , li e reli o que você escreveu sobre o colóquio, pena que aqui no Brasil mais concretamente onde moro e também neste estado de Minas Gerais não tenho sequer um clube , quanto mais a realização de um colóquio ...
É nestes encontros que aprendemos sempre mais e encontramos amigos para poder trocar ideias ...
Pelo bem da criação de canários sejam eles de que raça ou cor sejam dou os meus cumprimentos a todos quanto trabalharam para a realização desses eventos...
Um abraço e boa sorte para o seu canaril...

Nuno Carvalho disse...

Olá amigo Carlos..

Sim realmente é muito bom existirem estes tipos de colóquios.. Divulga o trabalho das pessoas envolvidas e neste caso a mutação..
Irei mais tarde tentar colocar algumas fotos de canários Jaspe para assim ver como são bonitos.. Não serei criador deles para já, mas gostaria.. O tempo e espaço não são abundantes..

Grande abraço amigo Carlos, mande noticias sobre as suas criações..

Nuno Carvalho

Postar um comentário