quinta-feira, 11 de março de 2010

ANO DIFERENTE NA CANARICULTURA

Bem, este ano segundo a maioria dos criadores Portugueses, está com um arranque pior que em anos anteriores, eu não posso falar muito pois nunca criei com os mesmos objectivos deste ano... Para já apenas tenho uma fêmea no choco, que pensei que tinha 4 ovos galados em 5 mas afinal tem 100% de ovos galados, ou seja os 5.. Muito bom para uma primeira postura.. Creio que apenas 4 vão nascer pois o 5º ovo tem 2 dias de diferença dos restantes, foi um ovo colocado fora de tempo, e como já não contava com ele, não controlei essa postura.

A unica coisa que posso dizer da minha parte, é que tenho as fêmeas com os ninhos prontos (mesmo fêmeas sem macho) mas postura nem vê-la..  Isto é a única coisa que posso dizer até já.. Fora aquele pequeno contratempo no inicio das criações em que as minhas fêmeas abandonaram a postura no inicio..

As queixas que mais me tenho apercebido é o facto dos progenitores não alimentarem as crias ou mesmo as crias morrerem com 5, 6 dias de vida sem razão aparente... A qual não tenho qualquer explicação objectiva mas subjectiva, pois muitas coisas podem ser (temperaturas oscilantes, humidade exagerada... ou seja a meteorologia do nosso Portugal).

Apenas penso e aconselho calma, pois sem dificuldades não dava tanto gozo criar aves.. Só no final devemos fazer as contas, e ai sim ver como tudo correu, e ai sim tirar todas as conclusões..

Boa sorte para todos os criadores, pois praticamente já todos têm os seus casais juntos..

Cumprimentos,
Nuno Carvalho

2 comentários:

moranguito_Edu disse...

Olá Nuno;
Obrigado e boa sorte também para ti nas criações,vais ver que tudo vai correr pelo melhor.
Eu até á data não me posso queixar já tenho 43 aves anilhadas quase a saltarem do ninho...~Boa sorte amigo!

Nuno Carvalho disse...

Boa sorte amigo Eduardo..

Abraço..

Postar um comentário