sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

SISTEMA DE LUZ NO CANARIL (ANOITECER) - BRICOLAGEM


Quer queiramos quer não, quando definimos objectivos, todos nós tentamos evoluir na criação de aves... E eu sou um desses casos, e por vezes acabo por dobrar a língua e contradigo-me. E é o se passa neste momento, pois sempre disse que nunca iria usar qualquer auxílio de luz no canaril, mas afinal dobrei a língua e tive de colocar algo para auxiliar estas criações. Pois ando a ver o caso mal parado com este tempo... O dia anoitece muito cedo.. 

Até me compreendo a mim próprio, pois quando comecei este hobby, o meu local de criação era no exterior, era resguardado de ventos e apesar de ser no exterior era bastante bem camuflado debaixo de 2 varandas, mas não tinha electricidade por perto e mesmo sempre que ouvia falar em luz controlada ouvia falar em muitos euros por um controlador de amanhecer/anoitecer.. As expectativas também eram poucas, pois ninguém me aconselhava a criar no exterior..Mas lá tive de fazer algo.. Comecei por recobrir todo o canaril com policarbonato a agora a luz controlada..

Bem o que fiz foi simples, de início passei electricidade até ao canaril, coloquei uma caixa de distribuição e tirei duas tomadas, depois coloquei duas lâmpadas economizadoras brancas (simulam a luz do dia), uma no topo e outra mais ou menos a meio das gaiolas (não em cima das gaiolas mas em frente a elas).. Agora tinha o problema de caso a luz se apaga-se rapidamente as fêmeas ficarem fora do ninho, então coloquei ao lado das lâmpadas grandes, 2 de 7 Watts, estas mais fracas que simulam uma espécie de penumbra (anoitecer). Bem para controlar isto tudo usei e controladores digitais, adquiridos no AKI, que servem para controlar semanalmente a luz, fazendo-a ligar e desligar á hora por mim programada.. Estes dois programadores foram colocados nas tomadas que falei acima e cada uma vai controlar 2 lâmpadas, nomeadamente as 2 de 7 Watts e as duas de luz branca de forma independente.. Conclusão, gastei cerca de 30 Euros.. Não é o mais indicado certamente, e ainda nem tirei conclusões pois só o estou a usar á uma semana, mas sempre ajuda... O que me agradou foi o preço, mas quem tiver possibilidades aconselho a comprar um controlador mesmo para aves disponíveis no mercado, esses com muitas opções de anoitecer e até amanhecer... Depois coloco fotos do meu sistema..

Nota: A luz do sol irradia em (k - S.I.) cerca de 6500k, as lampadas que colocuei no meu canaril têm cerca de 4000k, o que já é muito bom..

Pois é, como eu disse, eu já comecei a dobrar a língua, pois já disse coisas que nunca faria que agora estou a fazê-las, mas penso que é o melhor para os meus canários.. Sou um criador novato e estudante, logo tento gastar o mínimo com as aves, mas não deixo que lhes falte nada... É a vida de Estudante..

Quando se é novato é complicado, e também se gasta muito dinheiro no inicio, desde a aquisição do plantel, produtos, alimentos, gaiolas, acessórias etc etc etc.. Claro que quando se vê controlador de luz a duzentos e muitos euros dizemos logo que não precisamos, assim como outras coisas.. Mas com o tempo e poupanças lá cedemos e damos razão à velha guarda... Contudo sinto que estou a evoluir como criador, apesar de ser um pequeno criador.. 

Cumprimentos, 
Nuno Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário