sábado, 6 de fevereiro de 2010

O TEMPO NÃO ESTÁ A AJUDAR..

O tempo realmente não anda a ajudar nada... Previa juntar as aves lá para o segundo fim de semana de Fevereiro, mas não me parece que se vá confirmar, pois as minhas femeas estão muito atrasadas no cio.. Apesar de ter os casais separados pela rede há uma semana ainda não há muito interesse.. Hoje coloquei o ninho numa femea que penso já estar mais adiantada, mas amanhá se ela não mostrar interesse pelo mesmo vou retirar e dar mais uma semana de Vitamina E.. Tudo isto é devido ao tempo que esta "maluco", ora chove, ora está sol.. Parece o clima dos Açores.. Cada vez estamos mais proximos de um clima tropical..

A ânsia é demasiada, evito ver fotos de crias ou tópicos nos fóruns sobre os mesmos.. é complicado quando nos dedicamos a um hobby mais a serio ter estomago para aguentar tal ânsia.. Quero crias nos ninhos, mas tenho que esperar.. "Saber esperar é o segredo do sucesso."

Este ano irei então criar com 4 casais.. Queria introduzir uma nova raça, mas este ano já não dá.. O criador da raça já não tem aves disponíveis..

Ontem aconteceu algo engraçado cá em casa.. De manhã entrou uma canário no meu quarto, cedo (8h30mins), a cantar como um maluco, pousado na minha janela.. De repente entrou e eu lá fechei as portas e janelas e apanhei-o.. É um pinto sem anilha, e mau como as cobras, nunca tive na mão um canário assim.. A minha mão adorou e ficou com ele, para cantar na varanda.. Como não sei de onde vem nem se aproxima das minas gaiolas de criação.. Temos de ter cuidado quando chegam novas aves a casa, pode ser portadora de alguma estirpe e dizimar um plantel..

Um pequeno aparte: Alguns criadores que têm blog copiaram do meu blog e colaram no seu um texto criado por mim, nomeadamente este: http://canariculturanunocarvalho.blogspot.com/2010/01/resultados-58-mundial-ornitologia.html , e nem se dignificaram a colocar a fonte, pois quem teve o trabalho de contagem fui eu.. Não disse nada directamente a quem o fez por respeito, mas por vezes custa ver este genero de coisas.. Perdoe-me quem não interessa este pequeno aparte..

Espero do fundo do meu coração que todos os amantes de aves tenham sucesso nas suas criaçoes, pois este é sem dúvida o processo mais acarinhado neste hobby..

Cumprimentos,
Nuno Carvalho

5 comentários:

Tiago Ferreira disse...

Boa noite Nuno, eu sou aspirante a criador de pstacideos, mas mesmo assim acompanho a muito tempo o teu blog. Gostava de saber se achas que esses comedouros se adaptariam a periquitos e a catarinas?
Boa sorte para as futuras criaçoes
Tiago Ferreira

Nuno Carvalho disse...

Olá Tiago..

Para pstacideos não posso opinar muito.. Como sabes não crio raças de bico curvo, não sei se eles conseguem colocar a cabeça dentro do comedouro, pois eles têm mesmo de colocar a cabeça toda dentro do mesmo para conseguirem comer..

Abraço,
Nuno Carvalho

Anônimo disse...

Olá Nuno!

O tempo, só vai começar a ajudar, a seguir à Pascoa!

Depois digam -me!

Nuno Carvalho disse...

Olá bom dia...

Espero bem que melhor.. Se for a seguir à Páscoa não há problema, pelo menos para mim.. Só iniciei alguns casais este fim de semana e outros ainda nem os juntei, por isso vou esperar o melhor tempo..

Abraço, espero que tenha razão :)

Nuno Carvalho

www.jornaldehogwartsbruno-silver.com.br disse...

oi nuno sou biologo de aves e veterinario eu so queria pergunta uma coisa você so cria canários?

por que as melhores aves de se criar é os pstacideos eu tenho varios pstacideos (ex: arara-canide, arara-juba,calopsitas,papagaio verdadeiro,papagaio-australiano,jandaias e diversos pstacideos

abraço!

Thiago Cristian

Postar um comentário