domingo, 28 de fevereiro de 2010

ENQUETE SEMANAL Nº12: PRODUTOS/SUPLEMENTOS/ALIMENTOS QUE USO NO MEU CANARIL (O ALHO)

Ora cá está um produto natural realmente muito eficaz, o Alho.. Bem existe muita maneira de o dar as aves, mas as suas propriedades e eficácia está mais que confirmada.. O alho possui um óptimo valor nutricional,  vitaminas (A, B2, B6, C), aminoácidos, sais minerais (ferro, silício, iodo) e enzimas. Também se atribui ao alho a capacidade de prevenir infecções respiratórias e outras doenças infecciosas, e de tratar infecções bacterianas e fúngicas. Eu nestas alturas (bruscas mudanças de temperatura e chuva) costumo dar 2 a 3 dias seguido, para assim evitar as tais infecções respiratórias.. No Inverno costumo dar de 15 em 15 dias, agora só como prevenção.. Sendo este produto natural, é muito apreciado pelos criadores de aves..

Como usar:

- Colocar um ou dois dentes de alho por litro de água. E como: Cortar o alho aos pedaços e deixar dentro de água cerca de um dia. No dia seguinte servir as aves.  Repetir este processo todos os dias durante 3 dias. 



Descrição do produto:

O alho pertence ao género Allium, assim como a cebola e a chalota, entre outras plantas. A maioria das propriedades do alho deve-se aos seus vários compostos de enxofre. Quando se tritura ou mastiga o bolbo, a aliína, um destes compostos, transforma-se em alicina (responsável pelo odor e alguns dos efeitos terapêuticos), e parte desta decompõe-se em outros produtos sulfurosos também com propriedades medicinais. Cozinhar o alho inibe a formação de alicina e elimina algumas das outras substâncias terapêuticas.
O alho era apreciado e usado pelas suas propriedades terapêuticas já pelos antigos egípcios para curar desde a lepra às hemorróidas, além de que, por exemplo, os construtores de pirâmides tomavam-no para ganhar força e resistência. Pasteur descobriu-lhe propriedades anti-bacterianas e durante as duas guerras mundiais foi usado para tratar ferimentos.
Actualmente fazem-se estudos para apurar o seu potencial anti-cancerígeno, estando já provado ser eficaz na prevenção dos cancros do tracto digestivo, do cancro da mama e da próstata. Além disso, sabe-se que é redutor de problemas cardíacos, pois reduz a coagulação do sangue ao impedir que as plaquetas se aglomerem e se agarrem às paredes das artérias e ajuda a baixar a tensão arterial, alargando os vasos sanguíneos e permitindo, assim, que o sangue circule mais livremente. Também combate as infecções de vários tipos, inclusivamente provocadas por vírus, bactérias e fungos, reforça a imunidade, tem propriedades antioxidantes e pode baixar os níveis de colesterol.
O alho é rico em vitaminas A, B2, B6 e C, assim como em aminoácidos, em ferro, silício e iodo.

Curiosidades:

Há um remédio popular contra a constipação usado no Alentejo que consiste em moer um alho e pô-lo numa bolsinha de pano no cinto: chama-se “boneca de alho”.
Há também uma receita macrobiótica com a mesma finalidade: pôr uma rodela de alho entre cada pé e a sua meia correspondente.
Retirado de:
(in http://www.centrovegetariano.org/Article-416-Benef%25EDcios%2Bdo%2Balho.html)

Cumprimentos,
Nuno Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário