domingo, 17 de janeiro de 2010

ENQUETE SEMANAL Nº 8: PRODUTOS/SUPLEMENTOS/ALIMENTOS QUE USO NO MEU CANARIL (A CANELA)

Boa noite.. Esta enquete devido ao que tenho para fazer, infelizmente vem mais atrasada.. Desta vez vou falar da canela, uma especiaria usada por nós á muitos séculos, devido as suas propriedades assim como sabor.. O seu uso na ornitologia não é assim tão falado, eu pessoalmente uso devido as suas propriedades na saúde das aves, mas também a uso nas sementes para prevenir o aparecimento de larvas e outros insectos nas sementes.. Apesar de guardar as sementes num recipiente hermeticamente fechado é sempre bom prevenir, pois muitas vezes os ovos das larvas ou mesmo as larvas já vêm dentro da mistura.. Por exemplo na semana passada comprei Alpista e quando estava a passa-la pela maquina de limpar sementes encontrei 1 ou 2 larvas.. Devido as suas propriedades antibacterianas torna um ambiente impróprio para desenvolvimento de bactérias e por consequência qualquer desenvolvimento de insectos.. Tem ainda uma grande acção no aparelho digestivo das aves.. Fica mais abaixo um pequeno excerto das propriedades da canela..

Como usar:


- Pessoalmente coloco cerca de 3 - 4g por Kg de mistura.. Mas é uma questão de gosto, pois a canela não tem inconvenientes conhecidos nas aves, mas todos sabem que tudo que é demais é exagero.. Uso canela em pó mas já coloquei a hipótese de colocar canela em pau, só que as propriedades da canela, como irei referia mais abaixo, fizeram manter-me a canela em pó.



Descrição da especiaria:


(Ter em conta que não existem estudos nas aves, pelo menos que eu conheça, passo a informação sobre os benefícios nos humanos, mas que também actuam em parte nos animais)


Acção Terapêutica


Para além de útil em caso de diabetes tipo 2, a canela é ainda conhecida pelas suas propriedades antidiarreicas e anti-alérgicas. Oferece também propriedades estimulantes e anticépticas, o que explica que faça parte da composição de muitas pastas dentífricas, na medida em que ajuda a combater as bactérias que provocam cáries.

Esta especiaria é utilizada contra distúrbios intestinais, diarreia e flatulência, bem como na dismenorreia (dor abdominal) e infecções bacterianas. Além disso, está indicada para estimular o apetite e para combater a constipação e gripe. Na China, é utilizada também para minorar os efeitos do reumatismo, enquanto que algumas culturas utilizam esta especiaria para limpar as vias urinárias.


Cumprimentos,
Nuno Carvalho


2 comentários:

Nick disse...

I didn't knew this kind of use of Cannella during breeding. did you tried also on your canaries? do you use in eggfood too?

All the best,
Nick

Nuno Carvalho disse...

Hello Nick ..

I use during all year, but only in seeds, but im not use in the eggfood .. And only use in the canaries, i dont have other birds.

Already now the friend lives where and and what have you as birds??

respects,
Nuno Carvalho

Postar um comentário