quinta-feira, 31 de dezembro de 2009



Para todos os amantes de Ornitologia e visitantes do blog um FELIZ 2010!

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

HOJE COMECEI A REDUZIR AS CALORIAS AOS CANÁRIOS..

Hoje foi o dia em que reduzi as calorias aos canários, principalmente aos machos... A época de criação tão ansiada por todos caminha a paços largos, e sem darmos conta disso já só faltam +- 2 meses.. Os meus machos estão um pouco gordos e isso preocupa-me mais do que a gordura das fêmeas, pois a fêmeas precisam de uma gordorinha para estarem a 100% para as criações, os machos não, estes devem estar elegantes, para cantarem e poderem galar eficientemente..

O que alterei mais foi a mistura para os machos, dou-lhe agora uma mistura com 94% de Alpista , 3% de perilha e 3% de chia, nunca abdico da chia e da perilha nas minhas misturas são sementes saudáveis e fundamentais.. Nas fêmeas também alterei um pouco a mistura mas não tanto agora dou cerca de 78% Alpista, 3% Chia, 3%Aveia descascada, 3% Níger, 4% Perilha, 3% Linhaça, 1% Cânhamo e 5% de Semente de Nabo..

Andava com a ideia de colocar um comedouro económico em todas as baterias de criação para a mistura, e hoje fui velos melhor de perto e confirmar a sua eficiência.. Penso que fiquei convencido, são óptimos para a mistura, faz as aves pouparem mais na mistura e ainda melhor não as deixa escolher as sementes fazendo com que elas comam o que tem á frente sem escolher... Penso que vou adquirir os de 250g, são mais que suficientes, também porque não adianta ter com mais capacidade, pois não convém ter as sementes muito tempo fora de recipientes hermeticamente fechados..

Quase todos os criadores andam a fazer já as desparatizações internas nas aves para as criações de 2010, eu não fui excepção, hoje já é o 3º dia que dou uma desparatização interna, depois paro 2 dias e retomo os últimos 2 dias.. Seguir a esta desparatização vou começara dar 1 a 2 vezes papa por semana até metade de Janeiro (ter em conta que os machos estão de dieta não lhes dou tantas vezes), depois começo a dar diariamente com Ferti vit misturado até os canários estarem prontos para a criação..

BOM ANO DE 2010 PARA TODOS A TODOS OS NIVEIS..

Cumprimentos,
Nuno Carvalho

domingo, 27 de dezembro de 2009

A MUTAÇÃO PASTEL



O Canário Pastel


Esta mutação surgiu em 1957, pelo facto de surgirem neste ano aves com um factor de diluição melanica a que lhe deram o nome de pastel. Esta nova mutação foi reconhecida mais tarde pela COM em Trevino (Itália).

De acordo com o standard, esta mutação constitui o segundo factor de diluição melanica (o primeiro é o que propicia o fenotipo ágata) e os seus efeitos são:


a) Redução de estrutura eumelanica;

b) Dispersão da feomelanina;

Esta mutação aparece nas seguintes séries:

a) Negro
b) Castanho
c) Ágata
d) Isabel

Lipocromo:

a) Branco recessivo
b) Branco dominante
c) Amarelo
d) Amarelo marfim
e) Vermelho
f) Vermelho marfim

Categoria:

a) Intenso
b) Nevado
c) Mosaico

Negro pastel: Nesta série o pastel provoca uma diluição que modifica a totalidade do desenho e transforma o negro em cinza antracite. Não pode haver descoloração das remiges nem rectrizes, as estrias devem ser diluídas, finas e curtas, as patas, unhas e bico devem ser uniformes, de uma só cor e o mais escuras possível.

Castanho pastel: A expressão da melanina castanha oxidada está ligeiramente reduzida em relação ao clássico, aparecendo um véu denso sobre a totalidade da plumagem. Haverá uma distribuição completa do castanho e em todos os casos o lipocromo está sempre visível, unicamente os intensos apresentam desenho. As patas, unhas e bico devem ser de uma só cor e em harmonia, com a cor da melanina.

Ágata pastel: O ágata pastel apresenta estrias finas, curtas e de cor cinza pérola, observando-se sobre as grandes penas uma zona periférica cinza pérola, conservando as suas características do desenho na cabeça e bigodes. As patas, unhas e bico devem ser de cor uniforme e clara, (cor de carne).

Isabel pastel: O Isabel pastel apresenta uma pigmentação sobre a plumagem de cor bege muito suave. A presença do factor óptico associado a esta diluição favorecerá um ligeiro desenho nos intensos e mosaicos. As patas, unhas e bico são de cor clara.

Asas cinzentas: O negro pastel “asa cinzenta” caracteriza-se por uma super diluição da parte média da pena com concentração de eumelanina negra localizado nas extremidades. As marcas claras de diluição situam-se nas remiges e rectrizes. As tectrizes apresentam-se com umas “lunulas”cinza pérola e as localizações negras em forma de grão nas extremidades. Sobre as remiges e rectrizes, a diluição da parte central e a concentração da eumelanina sobre as extremidades das penas, deixam aparecer um negro evidente associado a um cinza pérola. A extremidade negra das remiges (bordada com uma orla de um cm de máximo) será maior que nas recrtizes. As patas, unhas e bico devem ser de cor uniforme e o mais escuro possível.

Consequentemente a afectação sobre as séries negras clássicas (negro, castanhos e ágatas), implica claramente os seus fenotipos:

a) Uma considerável diminuição da feomelanina;
b) Uma evidente redução da eumelanina negra, dispersa por todo o manto, favorecendo uma melhor apreciação do lipocromo de fundo.


No que respeita ás séries castanhas e isabeis, o fénotipo será afectado por uma considerável redução da feomelanina, uma dispersão da eumelanina castanha, levando notavelmente quase ao desaparecimento das estrias dorsais e flancos no Isabel, e em menor medida no castanho.

Fonte: José Ferreira (Juiz OMJ - Canários de COR)

Esta mutação é sem dúvida alguma a minha eleição, mas de facto é um trabalho minucioso..
Penso que neste artigo falta ainda referir que esta mutação é ligada ao sexo.. 

Cumprimentos,
Nuno Carvalho




sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

ENQUETE SEMANAL Nº 5: PRODUTOS/SUPLEMENTOS/ALIMENTOS QUE USO NO MEU CANARIL (EPATO SIL)

Desta vez a enquete semanal calhou mesmo no dia de natal, e como nesta quadra se abusa sempre um pouco, quem sofre sempre é o fígado.. :)

Bem então o produto que vou mencionar hoje é o EPATO SIL, um protector hepático. Para mim um protector hepático é fundamental, pois só crio aves com factor vermelho e o corante ataca sempre o fígado, é preciso ter cuidado, assim com costumo dar mais gorduras nesta época de Inverno, pois as minhas aves não têm aquecimento, e as gorduras a mais são para estas aguentarem o frio.. Este protector foi-me indicado por um criador da minha zona, que também tem uma casa de comercio nesta área.. O Epato sil é importado pela Ornitália.

Como usar:

- 2ml por litro de água entre 7/10 dias. Repetir todas as 6 semanas;

- Em situação de inflamação excessiva do fígado prolongar o tratamento por 15 dias;




Descrição do produto:


Recomendado para todos os distúrbios Hepáticos e funcionais do fígado. Aconcelha-se o uso de EPATO SIL durante o período de convalescência decorrente de problemas do fígado provocado por intoxicações pelo uso excessivo de antibióticos ou de alimentação não apropriada.

Cumprimentos,
Nuno Carvalho

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009


NUNCA MAIS É FEVEREIRO..


Chegamos a uma altura em que aguardamos ansiosamente pela altura das criações... Isto claro cada criador tem a sua altura.. A minha em principio será a meio de Fevereiro mas vai depender da temperatura e das andorinhas, pois só quando elas por cá andarem é que o tempo está mais adequado..

Muitos criadores ainda têm uma maratona, o Mundial de Ornitologia, essa não lhe sai da cabeça.. O que é normal, pois pela primeira vez muitos criadores vão mostrar o seu trabalho pela 1ª vez num evento desta dimensão..  Vão aproveitar que o Mundial anda por cá.. Eu se tivesse aves também levaria nem que fossem só 2 ou 3.. Estamos em Portugal, temos de PARTICIPAR.. NÓS SOMOS BONS NESTE RAMO, VAMOS MOSTRAR ISSO..

Eu este ano vou ficar apenas pela visita.. Todos nós temos um principio, e o meu desenrola-se neste momento..

Aproxima-se agora a época de preparação para as criações de 2010, eu este ano como já referi vou dar um tratamento para coccidiose, pois quero evitar ter problemas na criação... Contudo este tratamento tem que ser dado com cerca de 1 mês , mês e meio de antecedência, pois as sulfonamidas presentes neste tipo de tratamento pode provocar a esterilidade periódica nos machos...

Agora muitos criadores podem estar a pensar que dar um antibiótico como preventivo é uma estupidez, mas meus amigos não é assim tanto.. Eu normalmente sou um radicalista, quando encontro defeitos em algo corto por completo, sou um pouco perfeccionista, e então informei-me perante profissionais da Medicina humana até já escrevi isto num fórum da especialidade...

Quando coloquei a famosa pergunta : "Pode um antibiótico ser usado como preventivo?"

A maior parte das respostas foram que o antibiótico ao ser administrado é sempre preventivo ou imediato, pois a bactéria costuma estar inactiva no intestino ou então estar activa e manifestar-se, por exemplo o caso da coccidiose é assintomática (está presente mas não se manifesta)... E eu concordo com estas respostas, pois eu já partilhava desta opinião.... Quais os problemas deste tipo de administração? As bactérias criam resistências ao antibiótico, e depois multiplicam-se com muito mais facilidade e são ignorados mais tarde pelo antibiótico..

Os antibióticos são químicos, naturais ou sintéticas, sintéticos é o caso das sulfas que usamos, estes medicamentos são usados na medicina humana e animal para tratar doenças causadas por bactérias, e não viricas...Na medicina Humana os antibióticos também são usados para prevenir infecções bacterianas (por exemplo, antes de intervenções cirúrgicas), se não acreditam falem com algum cirurgião...Ou anestesista..
Mais uma vez os antibióticos têm a capacidade de destruir as bactérias e/ou de impedir a sua multiplicação, permitindo ao sistema imunológico combate-las com maior eficácia, ou seja ajuda-lo preventivamente..

Quando coloquei a duvida a um cirurgião e farmacêutico eles responderam com prontidão que se o antibiótico trata também previne.. E se a prevenção é usada uma vez por ano não causa muita resistência..

Muitos criadores falam em analise de fezes, mas nem sempre é possível fazê-las..Se seria indicado? Existem demasiadas bactérias nos intestinos das aves, o resultado seria sempre o de administrar um antibiótico..

Por isso eu pergunto: Qual o mal de administrar um antibiótico 1 vez por ano como preventivo?


Cumprimentos,
Nuno Carvalho

domingo, 20 de dezembro de 2009

ENQUETE SEMANAL Nº 4: PRODUTOS/SUPLEMENTOS/ALIMENTOS QUE USO NO MEU CANARIL (CALCI-LUX DA OROPHARMA)

Esta semana escolhi um suplemento que considero tambem este muito importante, pois ele é utilizado durante todo o ano, durante todas as diversas fases que os nossos canarios atravessam.. Este suplemento é o CALCI-LUX DA OROPHARMA .. O cálcio é fundamental desde a formação do esqueleto das aves ate á postura das femeas... Sem ele podem ocorrer posturas defeituosas e as crias podem não crescer com um esqueleto saudável..

Como usar:


Para usar de forma preventiva:

- 1 medida (= 4 g) por 100 g de papa ou em 250 ml água.

Durante a época de criação:

- 2 medidas (= 8 g) por 100 g de papa ou em 250 ml água.

Em caso de deficiência extrema de cálcio nas aves:

- 3 medidas (= 12 g) por 100 g de papa ou em 250 ml água.





Descrição do produto:

Oropharma Calci-Lux é calcio de alta qualidade, fonte solúvel de cálcio. Este suplemento alimentar é administrado para a formação de bons ovos com casca, para o bom desenvolvimento do esqueleto em aves jovens, durante a época de reprodução para Prevenir ovo de ligação e, em casos de deficiência de cálcio ou tetania cálcio. O cálcio é um elemento essencial no corpo da ave. Entre outros, é essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso. Deficiências de cálcio em avesresultam regularmente em graves problemas de saúde. Se ao pássaro não é dado bastante cálcio, provoca a descalcificação do esqueleto e deformação óssea. Na fêmea uma deficiência de cálcio durante o período de reprodução dos resultados em má formação do ovo e até mesmo ovos sem casca. Dar cálcio extra para as aves na época de reprodução e de crescimento é fortemente recomendado. Cálcio suficiente garante uma formação externa dos ovos eo desenvolvimento de um esqueleto saudável.


Cumprimentos,
Nuno Carvalho

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

CHEIRA A NATAL

Hoje tive aquele verdadeiro pressentimento que o natal esta á porta, talvez porque quando cheguei á minha terra a musica natalícia tocava, tornando a cidade mais alegre a acolhedora..

Mas algo que também denuncia este natal é o frio que se faz sentir, está um gelo danado, quando saio de casa até me doem os "ossos"... Quem é bastante resistente ao frio são os meus canários.. Sempre alegres.. Para quem não sabe eu vivo num vale,  e num dos picos do vale está a Serra do Marão (a norte), e as nortadas vêm de lá, quando a Serra está coberta de neve nem imaginam o frio que se faz sentir aqui.. Contudo os canários desde que não tenham vento directo estes aguentam temperaturas bastante baixas.. Não se preocupem com o frio, mas claro quem se preocupa e usa aquecedores que não se esqueça que temperaturas altas pode fazer com que as aves entrem em cio, começando as fêmeas nas posturas nas grelhas.

Hoje iniciei as ferias da faculdade.. Vou ter um tempinho para organizar melhor a preparação para as criações do próximo ano.. Vi recentemente num jornal de Matosinhos que vão estar mais de 16 000 aves no Mundial de Ornitologia, o que vais ser um enorme sucesso.. Espero que tudo corra bem e que o Mundial venha a Portugal já em 2014, data que ainda não foi atribuído nenhum país..

Faz hoje precisamente 6 meses que iniciei este Blog, fico muito contente ver que esta minha iniciativa já consta na rotina Internauta de muitos criadores, com 6 meses de vida tenho cerca de 4200 entradas únicas e 16 seguidores.. Recentemente dei uma vista de olhos em tudo o que escrevi e denotei uma evolução bastante acentuada, realmente o blog levou-me a aprendei mais rapidamente pois não queria postar coisas erradas, logo tinha de dominar os assuntos.. Só tenho penas que quem lê não dê a sua opinião nos comentários, sejam eles bons ou maus, todos erramos e todos queremos emendar os erros..

Muitos criadores gostariam de ter um blog, mas nem toda a gente se sente á vontade em frente a um computador, por isso deixo aqui escrito que quem precisar eu ajudo a criar um blog.. Basta contactar-me..

Amanhã vou aproveitar para limpar as grelhas do fundo das bateria de criação e colocar uns suportes novos no policarbonato que está revestir o canaril.. Depois ponho fotos..

Cumprimentos,
Nuno Carvalho

sábado, 12 de dezembro de 2009

ENQUETE SEMANAL Nº3: PRODUTOS/SUPLEMENTOS/ALIMENTOS QUE USO NO MEU CANARIL (COMPLEXO B)


Nesta semana irei falar de algo que ajuda bastante no canaril.. O COMPLEXO B, é um complexo muito importante em qualquer canaril.. Este complexo é muito importante no metabolismo celular, é óptimo quando a ave está com deficiência nutricional, pois esta actua como fortificante ajudando a ave a sair da debilidade em que encontra.. Deve ser usado depois de efectuado algum tratamento forte as aves, pode ainda ser usado quando assim entender, cerca de 3 dias seguidos... Isto é o que eu faço.

Como usar:
- Administrar cerca de 6 gotas por cada 100ml de água.




Descrição do produto:

Usado para prevenção das carências vitamínicas do grupo B nas aves, prevenção do stress, para aplicação em períodos de crescimento intensivo ou produção de ovos, reconstituição da flora intestinal, corrector nutricional em desequilíbrios digestivos após infecções e tratamento com anti infecciosos, melhoria da plumagem.

Cumprimentos,
Nuno Carvalho

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

NOITE DE REFLEXÃO

Ultimamente tenho dedicado um tempinho mais aos Fóruns em que estou inscrito, procurando informação sobre esta nova época que se aproxima, época que desejo com toda a força que se aproxime, pois será o 1º ano de criações com objectivos diferentes dos anteriores.. 95% do que aprendi foi nos fóruns...

Tenho assistido a "discussões" sobre  variadíssimos  temas, temas em que cada criador expõe o seu ponto de vista e tenta defende-lo.. Compreendo... Eu como novato tento sempre analisar os pontos de vista de cada criador, e por vezes os dois pontos de vista juntos são melhores que individuais..  Estou sempre pronto para aprender, mas por vezes levo isto tudo demasiado a serio... Como já muitos sabem, o meu canaril é no exterior, recoberto por policarbonato que não deixa entrar o frio.. Contudo este genero de canaril não esta de acordo com muitas normas para a maioria dos criadores, eu aceito essas observaçoes, e por vezes sonho com umas intalaçoes fenomenais e com todos os requesitos minimos e obrigatórios, por vezes exagero nos pensamentos.. Isto tudo costuma deixar-me a pensar, por vezes estou horas a pensar no que posso melhorar visto as condiçoes que tenho.. Mas finalmente apercebi-me do mal que tudo isto me anda a fazer, pois tenho o que tenho, e ainda sou jovem para pensar em grande.. Tenho tempo.. As condiçoes que tenho são a meu ver eficazes até prova contraria... Pois as aves que tenho estão muito bem adaptadas..

Neste momento não tenho desumidificador, não tenho controlo de luz artificial, não tenho ionizador.. Mas veremos o que acontece.. Uma outra coisa é que nunca irei conseguir criar com mais de 10 casais, pois são o máximo de baterias que tenho é 10.. É o que tenho, e só tenho de agradecer tudo o que tenho.. Sinto-me um sortudo.. Faço algo que gosto..

Para muitos criadores coisas que aqui digo são impensáveis, mas nem todos temos as mesmas condições profissionais, pessoais e mesmo monetárias.. Tudo a seu tempo.. Vou criando como gosto e o que gosto, e sobretudo COM GOSTO.. Tenho de me motivar, porque existem pessoas que me andam a tentar desmotivar..

Cumprimentos,
Nuno Carvalho

domingo, 6 de dezembro de 2009

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

ENQUETE SEMANAL Nº2: PRODUTOS/SUPLEMENTOS/ALIMENTOS QUE USO NO MEU CANARIL (FERTI-VIT DA OROPHARMA)


Durante a época de criação há quem defenda que não se deve dar qualquer tipo de suplemento nem vitaminas para ajudar na fertilidade das aves, pois defendem que o instinto natural delas será desencadeado quando a ave se sentir apta á criação.. Eu no fundo acredito que isso assim seja, e não gosto muito de usar muita coisas para enfartar as aves, até porque o organismo das aves cria resistências.. Mas este ano será excepção, pois não me posso dar ao luxo de ter um casal que se lembre de fazer greve, quero aumentar o plantel.. Então o produto que elegi é o FERTI-VIT DA OROPHARMA. Este produto tem uma elevada percentagem de Vitamina E, que é ela que influencia o instinto de acasalamento, e como este produto também melhora o canto ajuda no chamamento da fêmea pro parte do macho, aumentando assim o apetite da fêmea..


Como usar:
- Uma medida (colher de 1g, que vem no interior) por 250ml de agua ou por 100g de papa..





Descrição do produto:

Estimula a fertilidade e o instinto reprodutor. Nos problemas de postura e fertilidade, morte dos embriões, crescimento deficiente. Melhora o canto dos pássaros.
Mistura especial de vitaminas e aminoácidos para aves enriquecida com vitamina E extra. Uma ajuda excepcional tanto para preparar a criação como para o bem estar dos pássaros. Para uma fertilidade e vitalidade excepcional.
Ferti-vit é uma preparação à base de vitaminas, aminoácidos e oligoelementos, como um suplemento de vitamina E extra. As misturas de sementes não oferecem vitaminas e aminoácidos suficientes, elementos estes indispensáveis para obter bons resultados em sua criação.
Ferti-vit tem um alto teor em vitamina E cuja função é aumentar o desejo sexual e a fertilidade das aves. Uma carência em vitamina E provoca portanto uma diminuição do ardor sexual e, nos casos mais graves pode levar a uma infertilidade irreversível.


Cumprimentos,
Nuno carvalho Stam 653-k

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

PREPARAÇÃO PARA O ACASALAMENTO

Boa tarde a todos..
Enquanto navegava pela net, encontrei algo bastante interessante relacionado com a preparação para criação..
O texto é da autoria do Professor João Paulo Ramos Teixeira, e podem encontrar o restante texto em: http://www.ipb.pt/~joaopt/canarios/criacao/criacao.htm (Se forem ao site tem muita mais coisa) por agora deixo o texto:

Preparação para o acasalamento:

"Alguns casais podem criar sem terem passado pela “preparação para o acasalamento”. Mas essa não é a regra, pois para a generalidade dos casais esta etapa é um factor de sucesso na criação. Esta etapa tem por objectivo preparar o aparelho reprodutor do macho e da fêmea e fortalecer os canários para a árdua tarefa de criar os seus filhotes.

Todos os criadores já tiveram a experiência de casais que não conseguem criar os seus filhotes, ora porque não chegam a iniciar o acasalamento, ora porque a fêmea não põe ovos, ora porque os ovos não estão fecundados, ora porque os filhotes não nascem, ou, muitas vezes porque os pais não conseguem criar os seus filhotes. Alguns destes problemas são devidos a uma fraca preparação do aparelho reprodutor da fêmea ou do macho, ou a um estado mais debilitado dos pais que não têm capacidade para criar todos os filhos nascidos e sacrificam alguns ou mesmo todos.

A preparação para o acasalamento consiste em cuidar dos seguintes factores determinantes:

· Limpeza da flora intestinal – usando medicamentos contra os vermes e/ou fermentos e/ou probióticos.

· Preparação do aparelho reprodutor – administrando vitamina E com alimentos ricos nesta vitamina (ex: sementes de aveia descascada) ou complexo vitamínico.

· Fortalecimento dos canários – com boa alimentação, papa de ovo e complexos vitamínicos.

· Criação de “desejo” por acasalar – mantendo machos e fêmeas separados.

A forma como se conseguem estes factores determinantes pode variar de criador para criador, conforme as suas convicções e restrições de diversa natureza. Passo a descrever como eu faço a preparação para o acasalamento baseado nas recomendações de algumas marcas de produtos para ornitologia, nas conversas com outros criadores e na minha própria experiência.

No início de Dezembro (no Norte de Portugal – mais a sul poderá ser um pouco antes, mais a norte depois, e noutro continente noutra altura) separo em diferentes gaiolas e sem se verem, as fêmeas dos machos que vou usar para reprodução. Administro os seguintes elementos:

• Dou um vermicida para a limpeza intestinal em Dezembro e repito em Março.

• Nas papas adiciono fermentos e um complexo vitamínico.

A partir de Janeiro:

• Continuo a usar a mesma papa.

• Semanalmente misturo vitamina E na água (um ou dois dias).

• Semanalmente misturo Sprinter U na água (um ou dois dias).

Papa de encher?

É costume ouvir-se falar em papa de encher para dar às fêmeas antes das posturas. Normalmente é uma papa húmida com forte teor de gordura. Ora, não me parece que a papa de ovo que entra no aparelho digestivo da canária vá originar uma postura de ovos que é gerada pelo aparelho reprodutor. Quando uma canária ainda não está no período de reprodução não é seguramente a papa de encher que vai “encher” a canária de ovos. Contudo, essa papa dita de encher pode ter os seus benefícios, já que fortalece a canária quando ela efectivamente necessita, mas não me parece que vá fazer a canária pôr ovos se esta não estiver já preparada."

É verdade que eu mudaria alguma coisa do que foi dito, mas está aqui o essencial para quem se esta a preparar pela 1ª vez para criar a com objectivos de expor..
 

Cumprimentos,
Nuno Carvalho