quarta-feira, 29 de julho de 2009

ROGETTO - NOVA RAÇA CANÁRIOS

Recentemente vi uma nova raça de canários, ROGETTO, e sinceramente adoro esta raça. Gosto do seu frisado "exagerado".. Faz-me lembrar o Gigante Italiano, pena em Portugal ser pouco comum a sua criação, mas acreditem que um dia, quando tiver as melhores condições e puder financeiramente, pois o Gigante Italiano ronda os 200 Euros cada um, eu ainda irei criar esta raça (tenho que esperar uns anitos).. Diz quem os cria que a sua criação não é fácil, mas é para mim mais um desafio, pois nunca gosto de coisas fáceis.. Deve ser lindo vê-los crescer, a sua plumagem toda despenteada, contudo são exemplares que necessitam de muita atenção e manutenção... Mas quem gosta gosta..
  Recentemente encontrei umas fotos de Rogetto no fórum canariculturatuga postadas pelo Ivo e vou também partilha-las aqui.. Apreciem :)

 

Cumprimentos, 

Nuno Carvalho Stam 653-k

sexta-feira, 24 de julho de 2009

LIVRO GUIA DO CRIADOR DE AVES - ONLINE


Hoje estava a ver se adquiria mais informação sobre os nossos queridos canários na Internet, quando me deparo com um guia de criador de aves para iniciantes, online.. É sempre útil.. Vou postar aqui para quem quiser dar uma vista de olhos, penso que não estou a infringir a lei, pois só estou a usufruir do que se encontra disponível na Internet.



CUMPRIMENTOS,
NUNO CARVALHO STAM 653-K

quinta-feira, 23 de julho de 2009

58º CAMPEONATO MUNDIAL DE ORNITOLOGIA 2010 PORTUGAL


Finalmente online o site do 58º campeonato mundial de ornitologia, e muito bem conseguido.

Os meus parabéns a todos que estiveram na sua elaboração.

Boa sorte para todos que tanto trabalharam durante toda a época para este tão aguardado momento.








Cumprimentos,
Nuno Carvalho Stam 653-k

O QUE É O NUMERO STAM?

Finalmente chegou o meu numero Stam..Apesar de o meu número de sócio ser ainda provisório, pois o clube em que me filiei esta em actualização de sócios, mas pelo menos o Stam já é definitivo, e só poderia ser.Quando me iniciei na canaricultura, costumava ouvir falar em Stam mas não percebia o que queriam dizer com isso os criadores, inicialmente pensei que era uma sigla, pois a maioria das pessoas escrevia em maiúsculas (STAM), mas na verdade Stam é uma palavra holandesa com vários significados que podem traduzir e ver no que dá em varias línguas…



Ora bem, mas que é isto de Stam, que tanto se fala na criação de todas as aves?


Stam é um número que é atribuído pela Federação e não pelo clube, ou seja, todos que são sócios de um clube tem um Stam e um número de sócio. Caso queira ser sócio de 2 associações/clubes, devido as restrições de certas associações ou clubes, só mudara o numero de sócio, ou seja irá ter 2 números de sócio mas o Stam é único, sendo que este numero é atribuído pela Federação é único a nível de Portugal e é independente do numero de sócio (Em Portugal existem 2 Federações, coisa que agrada a uns e não agrada a outros, sendo assim podem existir 2 números de Stam diferentes, pois alguns clubes estão numa Federação enquanto outros estão em outra, logo podem então existir os tais 2 números Stam.. É complicado tentar explicar pois só seria necessário uma Federação, mas as coisas ainda não foram acordadas.. Eu desde o inicio que sempre disse e direi "Uma é mais que suficiente".)
  

Mudando de assunto novamente, o nº Stam vem inscrito nas anilhas que pedir ao seu clube para as aves que cria, bem como o Ano, o País (P), o nº da anilha e a Federação a que pertence (Meu caso C.O.P.). Logicamente tem que se pagar uma cota todos os anos, variando de clube para clube, para se pedir as anilhas todos os anos com o nosso numero de Stam que te permite levar as aves a exposição/concurso. as anilhas pedem-se no clube, o clube trata de pedir a federação. É de uso obrigatório nas aves domesticas, canoras e ornamentais que participam nas exposições ou concursos realizados pelos clubes ou federações.A cor das anilhas varia de ano para ano.Uma ave anilhada fica com um bilhete de identidade. Permite distinguir rapidamente duas aves com o mesmo aspecto.



Cumprimentos,
Nuno Carvalho Stam 653-k

domingo, 19 de julho de 2009

COMPILAÇÃO DE FOTOS (PHOTOS BIRDS)


Ao longo de um mês fui vendo e lendo muitos blogues.. Sempre que encontrava uma foto que gostava guardava-a no meu computador. Agora que fez um mês desde que criei este blog vou coloca-las aqui, claro que já não me lembro das referencias bibliográficas de todas as fotos, mas mesmo assim vou colocar as que me lembro... Colocarei também um numero para identificar cada foto, assim quem reconhecer a foto pode enviar-me um e-mail a dar-me os seus dados ou então a pedir para eu retirar a foto.. Se assim for, eu retiro de imediato a foto sem perguntas. Espero ter sido esclarecedor. Não quero problemas com ninguém... Só vou divulgar estas fotos pois no meu ponto de vista estão magnificas, não só pela ave mas também pela qualidade da foto, mas claro que a qualidade da ave esta implícita. Meu contacto: nunofpcarvalho@gmail.com Aqui vai ;)

 FOTO 1 NORWITCH - PROPRIEDADE -



 FOTO 2 JASPE VERDE - PROPRIEDADE - José Antonio Abellán







 FOTO 4 VERMELHOS INTENSOS - PROPRIEDADE - Alcedo  




 FOTO 5 GLOSTER COM POUPA - PROPRIEDADE - Criadouro Peruzzo  



 FOTO 6 GLOSTER SEM POUPA - PROPRIEDADE - Criadouro Peruzzo







FOTO 7 GIBOSO - PROPRIEDADE -




 

 FOTO 9 CASTANHOS PASTEL VERMELHO MOSAICO - PROPRIEDADE - Carlos Faísca


   







  FOTO 11 FRISADO - PROPRIEDADE -  



FOTO 12 ÁGATA TOPÁZIO AMARELO INTENSO PROPRIEDADE - 

   

 FOTO 13 FRISADO - PROPRIEDADE -  
 




FOTO 14 PROPRIEDADE -


 


 


FOTO 16 VERDILHÃO - PROPRIEDADE -





   
FOTO 17 PINTASSILGO - PROPRIEDADE -  



 


 FOTO 19 PINTASSILGO - PROPRIEDADE -





 BONITOS NÃO SÃO??
CUMPRIMENTOS,
Nuno Carvalho

MAIS UM POUCO DE BRICOLAGE - OVOSCÓPIO




Agora que estou de ferias começo a ter mais tempo livre e consequentemente mais tempo para bricolar.
Hoje fiz um ovoscópio, das coisas mais simples que fiz ate hoje, pois aproveitei uma caixa de madeira que tinha, no meu caso de vinho do porto, coloquei uma lâmpada e tampa, porque tinha partido a que vinha com ela, um furo e esta feito. Para ajudar a reflectir melhor a luz coloquei dentro papel vegetal, como podem ver nas fotos.




Espero que gostem, pois é fácil de fazer e é muito útil na época de criação. Já agora cá vai uma imagem sobre a visualização dos ovos ao ovoscópio:


CUMPRIMENTOS,

NUNO CARVALHO

sexta-feira, 17 de julho de 2009

REGISTO DO PLANTEL - DOWNLOADS



Da melhor melhor forma ou de forma menos aconselhada, alguns criadores já fazem o registo do seu plantel de forma detalhada, mas todos os criadores deveriam registar o seu plantel. Este método nem sempre é aplicado devido a falta de "paciência", mas é sem dúvida um ritual a seguir.. Hoje vou postar uns documentos para registo de criações que são bastante bons, foram retirados de fórum ou blogs e modificados por mim da melhor forma possível. Agradeço a quem os fez e disponibilizou.

    Também vou colocar disponível um software "SICO CRIA" desenvolvido por Francisco Tomás Alonso, e cedido gentilmente de forma gratuita. Este programa é actualizado frequentemente, logo coloquei o link da Federacion Ornitologica del Norte.

      P.S. Assim que instalar o programa e o executar pela primeira vez, vai ser pedido para fazer login, sendo que este login é o seguinte:  

      Usuário: 01  
      Senha: 1

      Um muito OBRIGADO da minha parte a quem ajuda a comunidade. Cumprimentos,

      Nuno Carvalho

      quinta-feira, 9 de julho de 2009

      OS VÁRIOS TIPO DE PAPA (Vari tipi di patate canarino)

      Existem vários tipo de papa, com diferentes teores de humidade e suplementos, cada criador deve administrar aquela à qual os seus canários melhor se adaptarem, mas tem sempre de ter em conta a raça dos canários, mutações e se são com ou sem factor…

      Tipos de papa:

      • Papa de ovo;

      • Papa húmida com ou sem ovo;

      • Papa semi-húmida ou Papa semi-seca com ou sem ovo (por ter pouco teor de gorduras);

      • Papa branca, ou seja, sem ovo;

      • Papa seca sem corantes, ovos e sementes;

      • Papa com corante (a qual não aconselho para administrar com finalidade de obter o vermelho tão desejado);

      • Papa fruta e verdura;


      O texto que se segue foi construído a partir de várias pesquisas, todos eles contem a minha opinião..
      Segue-se então algumas marcas de papa e a sua altura para ser administrada.



      Papa MUTA


      Papa húmida sem ovo, garante uma condição de sais minerais e açúcares indispensável na muda da pena dos vossos pássaros. A proteína e os aminoácidos presentes favorecem um rápido emplumamento e um manto brilhante. Contém lisina e metionina extra para favorecer um crescimento e composição da plumagem excelentes.


      Papa amarela Super



      É uma papa de ovo indicada para todas as aves granívoras. Pode ser dada na manutenção, durante a muda da pena ou na criação.

      Papa mórbido super




      Esta é a clássica papa húmida com ovo (4,5%), devidamente preparada para os períodos de criação e muda da pena. Contém vitaminas microencapsuladas, oligoelementos e aminoácidos. Proteína: 15,5% gorduras 15,2%. Esta
      papa tem uma excelente apetência.


      Papa amarela (bonni)


      É uma papa macia e com uma excelente apetência. Pode dar-se na manutenção, durante a muda da pena ou na criação

      Papa colorante


      É uma papa indicada para os pássaros de factor vermelho, na manutenção, na muda da pena ou durante a criação. (para administrar com finalidade de obter o vermelho)

      Papa fruta e verdura



      Esta é uma papa de excepcional qualidade, pelo alto teor em fruta e verduras. Contém produtos de padaria, açucares, óleos e gorduras, cereais, fruta (4,3%), leite e derivados do leite, substâncias minerais, mel ovos e produtos à base de ovos


      Papa Tropifruit


      É uma papa à base de ovo e fruta. Contém produtos de padaria, açucares, óleos e gorduras, cereais, fruta, verdura, leite e derivados do leite, substâncias minerais, mel ovos e produtos à base de ovos.


      Papa Tropivit



      É uma papa à base de ovo e fruta. Contém produtos de padaria, açucares, óleos e gorduras, cereais, fruta, verdura, leite e derivados do leite, substâncias minerais, mel e produtos à base de ovos.


      Papa Manfred (Muta)


      É uma papa semi-húmida indicada para o período da muda da pena. É uma papa com mel, sem ovo e sem corantes muito similar à papa Biancofiore. Embora seja indicada para a muda, pode no entanto ser utilizada para o êxito na criação, misturada com as papas: Plumke New, Manfred Super, muss ou Vale. Contém aminoácidos, oligofrutosacáridos. Composição: Proteínas 11,9%, gorduras: 14,9%


      Papa Biancovit



      É uma papa sem corantes, ovos e sementes. É particularmente indicada para a criação e muda da pena. Contém aminoácidos, oligoelementos, vitaminas microencapsuladas e oligofrutosacáridos. Composição: Proteínas 16,8% Gorduras:6,5%


      Papa Plumke New



      É uma papa seca indicada para a criação e muda da pena, formulada por Mafredini Luciano (reconhecido criador italiano). Contém aminoácidos, vitaminas microencapsuladas e oligofrutoacáridos. Composição: Proteínas 16,1% Gorduras:5,1%


      Papa Excelente



      É uma papa seca sem corantes indicada para a criação e muda da pena. É uma papa de concepção inovadora, que não contém sementes, substituídas por arroz expandido, cujas propriedades no desenvolvimento das crias são universalmente reconhecidas. Contém vitaminas microencapsuladas, oligoelementos e aminoácidos. Composição: Proteínas 17,2% Gorduras6,9%


      Papa Biancofiore



      É uma papa húmida sem corantes e com mel (8%).Foi especialmente concebida para o período da muda da pena, podendo no entanto ser utilizada com vantagens durante a criação. Composição: Proteínas: 12,4% gorduras: 13,9%.


      Papa Muss



      É uma papa seca muito macia e com excepcional apetência. É particularmente indicada para a criação de canários e pequenos psitacideos. É também indicada para o período da muda da pena. Composta por farinha de trigo cozida, farinha tostada extraída da soja, ovos frescos (7,2%), Dextrose, cânhamo, Níger, leite desnatado em pó e fermentos secos. Contém vitaminas microencapsulas, oligoelementos e aminoácidos. Composição: proteínas 17% gorduras6,9%


      Papa Pronto



      É uma papa semi-seca, que por ter teor pouco de gorduras, garante uma relação óptima gordura \ proteína (proteínas 15,1% gordura 11,9%). As suas principais características consistem no facto de estar sempre pronta a usar, não ser necessário humedecer e poder deixar a papa à disposição das aves durante 2-3 dias sem necessidade de substitui-la todos os dias. Não contem corantes e é indicada para a criação e muda da pena. Contém: aminoácidos, oligoelementos, vitaminas e mel (5%). Apetibilidade elevada. Composição: Proteinasb12,4% gorduras13,9%
      (parte do conteúdo in canarilalmada.com/artigos/)





      Sendo que este ano vou começar a criar canários mosaicos com factor vermelho, comecei então a fazer as devidas pesquisas sobre o que lhes fornecer como papa. Também fiz pesquisas com suplementos e tratamentos, mas isso fica para um próximo artigo.

      Uma vez que existem variados tipos de papa, classificadas desde o seu teor de humidade ao conteúdo, com ou sem ovo, mais o menos % de gordura, existem então uma enorme quantidade de questões:


      Uma das grandes duvidas é: 

      “A papa com ovo tem influência na coloração dos canários mosaico?”



      Sim, existem muitos relatos suficientes para provar que a papa com ovo tem uma influência indesejável na coloração dos canários mosaicos (vermelhos e amarelos), assim como tem de se ter cuidado com o germinado que se adiciona as papas, tens de se usar o branco, sem nabo, este pode também provocar uma coloração no branco.



      Quem quiser continuar a administrar proteínas também o pode fazer, basta compra-las com suplementos.


      Então o meu concelho, aliás o que eu vou fazer é administrar papa branca ao longo de grande parte do ano com os devidos suplementos, Probióticos, bredmax, calcio-lux etc, cada criador deve dar o que os seus canários estão mais habituados.


      A papa que aconselho será Bianconeve da Chemi-vit, normalmente de fácil adaptação, mas há excepções. A pouca experiência que tenho com canários diz-me que papa boa é aquela que eles comem bem, independentemente da marca.


      Na restante parte do ano, depois da muda até a criação, dar papa semi-húmida, também esta sem ovo.


      Na coloração usarei papa branca com mais óleos que o normal, com os devidos corantes: catanxantina, betacaroteno e carofil red. Os óleos ajudaram na fixação do corante e no brilho das penas.



      Como técnica de coloração vou fazer do seguinte modo:

      50 g de carophil;
      25 g de cartaxantina;
      15 g de betacaroteno;

      Destes 90g obtidos retiro de 6 a 7,5g por kg de papa, papa essa que pode conter germinado branco.

      ATENÇÃO À % DOS COMPONENTES, USEM DOS MAIS FORTES, PENSO QUE É 10%.


      Desiludam-se aqueles quem pensa que as papas e corantes fazem milagres, nunca se esqueçam do bom sangue, bons genes!!

      Caso goste de variar na marca da papa, por causa dos seus constituintes é importante começar e continuar com a mesma papa,ou as mesmas papas do inicio até ao fim da criação. Deve-se fazer a mudança de papas antes de acasalar, para que os reprodutores se vão habituando á mesma.

      Espero que gostem e aproveitem algo da pesquisa.

      Cumprimentos,

      Nuno Carvalho

      domingo, 5 de julho de 2009

      DIY - Do It Yourself (UM POUCO DE "BRICOLAGE")

      Hoje estava em casa sem fazer grande coisa e então lembrei-me que poderia começar a fazer alguns acessórios para o futuro viveiro, que vou começar a construir nos próximos dias, viveiro esse que usarei como voadeira. O que fiz foi fácil e simples, fiz locais para os canários pousarem, mas estes individuais e que evitam as picagens entre eles. Tudo o que fiz esta nas fotos abaixo, e é fácil, e foi a partir de material "velho" e até consegui uns poleiros engraçados.. Sei que precisam de uns ajustes, tais como evitar defecação uns em cima dos outros, (mas pode-se por exemplo fazer um corte a 45º no topo e prender no tecto), mas o básico está aqui, vou com certeza colocar umas protecções para isso mesmo, mas para já ficam as fotos do fundamental.. Espero que gostem e que tirem ideias para vossas casas..

       1º PASSO:

       

       2º PASSO:

       

       3º PASSO:





      4º PASSO:

       

      Simples :)
      Cumprimentos,

      Nuno Carvalho

      sábado, 4 de julho de 2009

      ALGUNS CONSELHOS PRÁTICOS SOBRE CANÁRIOS

      Eclosão – Alimentação – Anilhamento – Separação - Coloração


      Eclosão

      No fim do período de incubação ao longo do qual o embrião se desenvolveu dentro do ovo, o jovem vai bicar a casca com a excrescência córnea do seu bico chamada diamante. A mãe pode assim intervir nesta operação delicada. A casca vai então partir-se ao meio, libertando assim o passarinho. Ela chega a comer completamente a casca vazia mas a maior parte das vezes estas são retiradas para fora do ninho. A eclosão dá-se normalmente ao 13º ou ao 14º dia, mas caso não nasçam todos poderá aguardar-se mais dois dias.





      Alimentação

      Dois a três dias antes do nascimento, colocar á disposição dos pais, todo o material necessário para uma correcta alimentação (papas com ovo e Germinado). A mãe é atenciosa, pelo menos na primeira semana para alimentar os filhotes, da sua alimentação dependerá o sucesso das jovens aves. A fêmea encarregar-se-á da limpeza do ninho, isso deverá acontecer até ao 12º dia, após esta data as jovens aves deverão ser capazes de expelir as suas necessidades para fora do ninho. Deverá ter-se em conta que alguns casais não alimentam bem, aí o criador terá que ter relativa importância, pois tem que alimentar as jovens aves, com papas próprias que há à venda nas lojas da especialidade, ( Papa especial criação á mão) , ou terá que colocar as jovens aves, em outros casais que tenham filhotes com a mesma idade. Por experiência , um casal que não alimenta bem na primeira postura , raramente alimenta bem nas seguintes posturas. Terá o criador que ter o redobrado cuidado. Pode ainda usar esse casal apenas como CASAL POEDEIRO (se assim se pode chamar), retirar os ovos no 1ª dia de postura e mais tarde quando os outros casais começarem a pôr dividir os ovos pelos ninhos com menos ovos.





      Anilhamento

      Qual o momento para anilhar a ave?
      Normalmente entre o 6º e o 7º dia, no entanto deverá ter-se em conta, que conta muito a alimentação fornecida. A anilha é o bilhete de identidade da ave, pois nela consta o seguinte: Ano de nascimento, Número de ave e nº stam , a sigla do clube a que pertence. A anilha é fechada e não permite a falsificação da identidade do pássaro. O Anilhamento é feito da seguinte forma : Colocam-se os três dedos da frente dentro da anilha, depois fazendo subir a anilha pela pata passará o outro dedo, estando aí a anilha colocada.





       
      Separação das jovens aves

      Normalmente as jovens aves separam-se por volta do 30º dia após o nascimento. Mas o mais aconselhável é verificar se eles já se alimentam sozinhos, após esta operação, colocar as aves em viveiros não muito grandes. Por á disposição das jovens aves, água , sementes ,papas com germinado, papa de criação, vitaminas e sais minerais.

      Coloração 


      Antes de mais, quem quiser obter um vermelho invejável nos seus exemplares tem de ter em consideração a descendência dos seus canários, pois apenas se obtêm aquelas lindas mascaras, nos canários mosaicos, quando a sua descendência assim o permite, bom sangue sempre!!! No caso da coloração dos canários mosaicos com factor, deve-se começar a dar os corantes mais ou menos 45 dias depois do seu nascimento, pois ai eles começam a iniciar a muda, sendo a altura ideal para iniciar o processo de coloração No caso dos vermelhos intensos, deve-se começar desde o 2º ou 3º dia de nascimento. Há quem comece desde o dia de nascimento ou até mesmo antes da postura da fêmea, para assim o ovo já portar o corante.





      Mais uma vez espero terem gostado, tirei bastantes ideias de um artigo, o qual não tinha autor, mas estava no site http://cobl.no.sapo.pt/artigoscanarios.htm ..
      Estão à vontade para passar no livro de visitas e deixar comentários..

      Cumprimentos,

      Nuno Carvalho