quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

PREPARAÇÃO PARA O ACASALAMENTO

Boa tarde a todos..
Enquanto navegava pela net, encontrei algo bastante interessante relacionado com a preparação para criação..
O texto é da autoria do Professor João Paulo Ramos Teixeira, e podem encontrar o restante texto em: http://www.ipb.pt/~joaopt/canarios/criacao/criacao.htm (Se forem ao site tem muita mais coisa) por agora deixo o texto:

Preparação para o acasalamento:

"Alguns casais podem criar sem terem passado pela “preparação para o acasalamento”. Mas essa não é a regra, pois para a generalidade dos casais esta etapa é um factor de sucesso na criação. Esta etapa tem por objectivo preparar o aparelho reprodutor do macho e da fêmea e fortalecer os canários para a árdua tarefa de criar os seus filhotes.

Todos os criadores já tiveram a experiência de casais que não conseguem criar os seus filhotes, ora porque não chegam a iniciar o acasalamento, ora porque a fêmea não põe ovos, ora porque os ovos não estão fecundados, ora porque os filhotes não nascem, ou, muitas vezes porque os pais não conseguem criar os seus filhotes. Alguns destes problemas são devidos a uma fraca preparação do aparelho reprodutor da fêmea ou do macho, ou a um estado mais debilitado dos pais que não têm capacidade para criar todos os filhos nascidos e sacrificam alguns ou mesmo todos.

A preparação para o acasalamento consiste em cuidar dos seguintes factores determinantes:

· Limpeza da flora intestinal – usando medicamentos contra os vermes e/ou fermentos e/ou probióticos.

· Preparação do aparelho reprodutor – administrando vitamina E com alimentos ricos nesta vitamina (ex: sementes de aveia descascada) ou complexo vitamínico.

· Fortalecimento dos canários – com boa alimentação, papa de ovo e complexos vitamínicos.

· Criação de “desejo” por acasalar – mantendo machos e fêmeas separados.

A forma como se conseguem estes factores determinantes pode variar de criador para criador, conforme as suas convicções e restrições de diversa natureza. Passo a descrever como eu faço a preparação para o acasalamento baseado nas recomendações de algumas marcas de produtos para ornitologia, nas conversas com outros criadores e na minha própria experiência.

No início de Dezembro (no Norte de Portugal – mais a sul poderá ser um pouco antes, mais a norte depois, e noutro continente noutra altura) separo em diferentes gaiolas e sem se verem, as fêmeas dos machos que vou usar para reprodução. Administro os seguintes elementos:

• Dou um vermicida para a limpeza intestinal em Dezembro e repito em Março.

• Nas papas adiciono fermentos e um complexo vitamínico.

A partir de Janeiro:

• Continuo a usar a mesma papa.

• Semanalmente misturo vitamina E na água (um ou dois dias).

• Semanalmente misturo Sprinter U na água (um ou dois dias).

Papa de encher?

É costume ouvir-se falar em papa de encher para dar às fêmeas antes das posturas. Normalmente é uma papa húmida com forte teor de gordura. Ora, não me parece que a papa de ovo que entra no aparelho digestivo da canária vá originar uma postura de ovos que é gerada pelo aparelho reprodutor. Quando uma canária ainda não está no período de reprodução não é seguramente a papa de encher que vai “encher” a canária de ovos. Contudo, essa papa dita de encher pode ter os seus benefícios, já que fortalece a canária quando ela efectivamente necessita, mas não me parece que vá fazer a canária pôr ovos se esta não estiver já preparada."

É verdade que eu mudaria alguma coisa do que foi dito, mas está aqui o essencial para quem se esta a preparar pela 1ª vez para criar a com objectivos de expor..
 

Cumprimentos,
Nuno Carvalho



Nenhum comentário:

Postar um comentário