segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

HOJE COMECEI A REDUZIR AS CALORIAS AOS CANÁRIOS..

Hoje foi o dia em que reduzi as calorias aos canários, principalmente aos machos... A época de criação tão ansiada por todos caminha a paços largos, e sem darmos conta disso já só faltam +- 2 meses.. Os meus machos estão um pouco gordos e isso preocupa-me mais do que a gordura das fêmeas, pois a fêmeas precisam de uma gordorinha para estarem a 100% para as criações, os machos não, estes devem estar elegantes, para cantarem e poderem galar eficientemente..

O que alterei mais foi a mistura para os machos, dou-lhe agora uma mistura com 94% de Alpista , 3% de perilha e 3% de chia, nunca abdico da chia e da perilha nas minhas misturas são sementes saudáveis e fundamentais.. Nas fêmeas também alterei um pouco a mistura mas não tanto agora dou cerca de 78% Alpista, 3% Chia, 3%Aveia descascada, 3% Níger, 4% Perilha, 3% Linhaça, 1% Cânhamo e 5% de Semente de Nabo..

Andava com a ideia de colocar um comedouro económico em todas as baterias de criação para a mistura, e hoje fui velos melhor de perto e confirmar a sua eficiência.. Penso que fiquei convencido, são óptimos para a mistura, faz as aves pouparem mais na mistura e ainda melhor não as deixa escolher as sementes fazendo com que elas comam o que tem á frente sem escolher... Penso que vou adquirir os de 250g, são mais que suficientes, também porque não adianta ter com mais capacidade, pois não convém ter as sementes muito tempo fora de recipientes hermeticamente fechados..

Quase todos os criadores andam a fazer já as desparatizações internas nas aves para as criações de 2010, eu não fui excepção, hoje já é o 3º dia que dou uma desparatização interna, depois paro 2 dias e retomo os últimos 2 dias.. Seguir a esta desparatização vou começara dar 1 a 2 vezes papa por semana até metade de Janeiro (ter em conta que os machos estão de dieta não lhes dou tantas vezes), depois começo a dar diariamente com Ferti vit misturado até os canários estarem prontos para a criação..

BOM ANO DE 2010 PARA TODOS A TODOS OS NIVEIS..

Cumprimentos,
Nuno Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário