domingo, 15 de novembro de 2009

PREPARAÇÃO PARA AS CRIAÇÕES 2010

Hoje separei os meus machos, começando aqui as preparações para as criações 2010 ..

Ontem estava a observar os meus canários quando reparei num macho que estava diferente, um pouco embolado, e parecia que tinha algo na boca pois parecia que estava a comer algo. Não parava com isso então decidi pegar nele para ver o que tinha ao certo. Quando andava a traz dele na ele cansou-se e começou a mostrar dificuldade em respirar.. Foi ai que me apercebi que estava com ácaros na traqueia, pois ele também sentia algo na garganta, parecia engasgado e queria tirar algo da garganta.. Como eles tinham recebido o tratamento de Ivomec em Agosto, tinha medo de lhes administrar novamente mas teve de ser, prefiro arriscar e salvar o plantel.. Administrei ontem, hoje e administrarei amanhã complexo B, não vá algum recair com o Ivomec..

Só estava para separar os machos em Dezembro, mas uma vez que os desparasitei aproveitei e já separei os machos, eles também já se andavam a picar assim resolvi os casos todos.. As fêmeas só separo em Dezembro, e em Janeiro separo os casais com a rede..

Hoje aumentei as calorias na mistura, e retirei a papa, só vou dar uma vez por semana.. Bem ai o Inverno, tenho de conseguir que as minhas aves se adaptem ao exterior, pois crio no exterior, apesar de isento de correntes de ar estas aves não estão habituadas ao exterior, o seu antigo criador tinha-as no interior (e muito bem), mas eu prefiro no exterior, ficam aves mais robustas, mas para isso têm de se habituar primeiro..

Ainda não sei muito bem como vou fazer a preparação para a criação dos meus canários, mas vai ser á base de vitamina E e retomar o fornecimento de papa de criação e retirar sementes pretas á mistura, usando a mistura Light a que estamos habituados... Claro que irei fazer tratamento preventivo para Colibacilose, Salmonelose, Megabacteriose e Candidose, talvez com o NATURBIOTIC SPECIAL da Chemi-vit, mas ainda não o encontrei á venda..  Isto em Janeiro e 2 primeiras semanas de Fevereiro. Estou a pensar iniciar as criações a 12/13 de Fevereiro.

Não farei muito mais que isto, e espero superar as minhas expectativas, que apesar de nunca as ter elevado tenho sempre algumas.. Alias, todos temos de as ter, caso contrario nunca iremos a lado algum..

Cumprimentos,
Nuno Carvalho Stam 653-k

Nenhum comentário:

Postar um comentário