sábado, 14 de novembro de 2009

FRUTAS, VERDURAS E VEGETAIS E SEUS CONSTITUINTES

Neste artigo pretendo mostrar todos os constituintes das frutas, verduras ou vegetais que se usam com maior regularidade na Canaricultura e Ornitologia em geral..
Será de notar que nem todos os canários poderão comer de tudo que aqui é apresentado, tem de se ter em conta os constituintes dos alimentos. Todos sabem que quem cria canários de cor não pode fornecer qualquer alimento, estes tem de ser mais específicos e controlados que os restantes devido a colorações indesejadas..
Já por exemplo os criadores de canários de canto têm as suas verduras que ajudam no desenvolvimento do canto..


Como devem saber, crio canários de cor, logo sinto-me muito mais a vontade nesta secção, contudo posso dizer algo que saiba..


A TER EM ATENÇÃO:





Para evitar colorações indesejadas em canários de cor não administrar: (principalmente os Lipocromicos)



- Alimentos com Beta-carotenos na época de muda, e a meu ver não dar durante o resto do ano;

- Quem estiver em tempo de muda e a colorar das suas aves artificialmente, não administrar alimentos com Vitamina A em grandes quantidades, esta dificulta a fixação dos carotenos (coloração) nas aves;

- Cuidado com Luteína, presente por exemplo no espinafre, é de tonalidade amarelo-limão é um carotenóide;

- Cuidado com o excesso de Fibras, as aves tem um sistema digestivo fraco!;


O que é bom:

- Vitamina C, K, C... E muitas mais;

- Complexo B;

- Antioxidantes;

- Omega 3;

- ...;








Cenoura – Rica em caroteno (pró-vitamina A), hidrocarboneto necessário à percepção visual e ao complexo epitelial do nosso corpo. Previne ainda o cancro. Rica em Vitamina B2, B3, C, rica em cálcio, fósforo, magnésio.. Contem cerca de 51 kcal por cada 100g.





Brócolos – Rico em Ditioltionas, que são protetores das células e sua característica principal é a de aumentar a quantidade de enzimas junto a esses pequenos tijolos formadores do corpo. Contém Sulforafenos, que são também protetores das células. Combatem as deformações de células que ocorrem no estômago, Intestinos (inclusive os diferentes tipos de cancro). Rico em antioxidantes fortes e conhecidos como: Queracetina, Glutationa, Beta-Caroteno, Vitamina C, Luteína. Possui atividade antiviral e anti-ulcerativa.









Espinafre – Ao lado de outros vegetais verdes folhosos, é uma excelente fonte de antioxidantes, contem cerca de quatro vezes mais betacaroteno e três vezes mais Luteína que os brócolos. Fonte de clorofila. Rico em vitamina A, Complexo B e minerais. Riquíssimo em fibras que contribuem para diminuir o Colesterol. Contém também Vitamina C e E.








Maçã – Possui atividade anti-bacterial, anti-viral, anti-inflamatória e estrogénica branda. Contem ferro e fosforo, pode ainda ser usada como laxante natural.








Tomate - Uma das principais fontes de Licopeno, um impressionante agente anti-oxidante . Ideal para suprir as necessidades diárias de frutas, legumes e verduras. Contém ainda fitonutrientes, composto natural dos vegetais, que ajudam a combater doenças e a manter o organismo saudável. Indicado para crianças dos 4 aos 104 anos, e aves..










Repolho – Contém numerosos compostos anti-cancerígenos e anti-oxidantes. Acelera o metabolismo do Estrogenio. Rico em vitaminas A, B6, C e Cálcio.











Alface - é uma planta herbácea rica em nutrientes e clorofila, e tem a função de alcalinizar e desintoxicar o corpo — principalmente o fígado. Esta hortaliça constitui uma importante fonte de vitaminas (A, C e niacina) e sais minerais (sais de enxofre, fósforo, ferro, cálcio e silício). 

As vitaminas são importantes para o bom funcionamento dos órgãos da visão, pele, mucosas, aparelho digestivo, sistema nervoso e vasos sanguíneos, combate infecções e ajudar na cicatrização dos ferimentos.




Pimento Vermelho - é rico em Beta-caroteno percursor de vitamina A e anti-oxidante. O facto de ser rico em carotenos, ajuda a abrir a coloração tornando o vermelho vibrante.




Couve de pé - Excelente fonte de beta-caroteno e vitamina C e E. Boa fonte de ácido fólico, cálcio, ferro e potássio.




Fontes diversas: http://suplementosvitais-multivitaminico.blogspot.com/


Mais abaixo encontram um texto sobre ACELGA, excelente verdura para fornecer a todas as aves..

Podem dar sugestões..
Cumprimentos,

Nuno Carvalho Stam 653-k

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