domingo, 22 de novembro de 2009

FIM DE SEMANA DEDICADO AOS CANÁRIOS

Mais uma vez este fim-de-semana dediquei o meu tempo aos canários.. Comecei por fazer os casais para 2010, e fazer o seu registo no meu livro de registos, para no Futuro evitar a consanguinidade dos meus canários nas Futuras criações.. Penso que seja fundamental registarmos no livro tudo relativo aos nossos canários, desde pais até qualquer outra doença que ele teve, tratamentos que levou, concursos que participou e relativa pontuação etc.. É um passo fundamental para o sucesso..

Hoje estive a escolher 1º os machos, e a separa-los pelas suas características, só depois escolhi as fêmeas que mais se adequavam aos machos, só crio com fêmeas linha macho, portanto elas têm como objectivo melhorar os meus machos na mascara e não só..
Basieei-me no fenótipo para fazer os casais, pois este é o 1º ano que crio com eles e sei que são de confiança, mas ainda não tenho descendência para poder detectar alguma coisa ligada ao genótipo..

Agora tem de passar Dezembro para depois começar a verdadeira preparação, e uma preparação mal feita pode comprometer uma época de criações...

É verdade que estou a elevar as expectativas em relação ás criações, pois quero tirar exemplares para aumentar o meu plantel e para concorrer em 1 ou 2 exposições, mas sei que não vai ser fácil, pois este vai ser o primeiro ano a criar canários com este objectivo, e normalmente quando queremos algo parece sempre que tem de correr mal..

Em Janeiro separo-os com rede, por agora estão separados com placa de policarbonato.. Também só estou a dar mistura light, onde adiciono perilha e linhaça por causa do frio, uma vez por semana dou vinagre de sidra e uma de água com alho.. Dou de vez em quando vitamina B.. Comecei também a juntar canela em pó (q.b.) nas sementes, para evitar fungos, micotoxinas e borboletas, apesar de ter as sementes em recipientes hermeticamente fechados as sementes por vezes já vêm com os ovos de larvas da fabrica.. A canela é ainda um bom anti-oxidante com óptimas características para a saúde.. E os canários também gostam..

Cumprimentos,
Nuno Carvalho Stam 653-k

8 comentários:

Anônimo disse...

Olá. Estou a gostar muito do teu blog. Acontece que sou nova no assunto, isto é, comprei um casal de canários há cerca de 1 mês e meio e não sei muito bem os passos que heide seguir. Neste momento começo a reparar que os meus novos inquilinos mais parecem um casal recem-casado, sempre aos beijinhos e ele em cima dela. A fêmea parece também ter comportamento de quem quer começar a construir o ninho, porque está sempre a desfazer em tirinhas o jornal que coloco no fundo da gaiola (por baixo duma grade metálica) para facilitar a limpeza. Tenho vontade de colocar um ninho mas já me disseram para não fazer nada porque ainda não é a época de reprodução. De qualquer forma tenho medo que ela já tenha os ovos a caminho... Que me recomendas?

Obrigada
Rute

Nuno Carvalho disse...

Boa tarde Rute..

Antes de mais fico contente em saber que gostas do blog, faço-o a pensar em todos nós e não apenas em mim..
Neste momento o melhor mesmo será separar o casal.. Sei que lhe deve custar mas terá mesmo de ser.. Nesta altura ainda é muito cedo, uma vez que a luz natural é de curta duração os ovos ou crias mais cedo ou mais tarde seriam abandonadas.. O melhor mesmo é respeitarmos o ciclo natural de criação (entre Fevereiro e Junho).. Nesta alturas as aves crescerão mais saudáveis e terão um ciclo de vida normal.Acredito que existam criadores no Mundo que criem durante todo o ano, mas esses criadores têm luz artificial, aquecimento, controlo de humidade etc. E a criação para eles é um mero negocio, criam para vender...
Sei que todos nós temos pressa em ver crescer os nosso passarinhos, mas tudo na devida altura, assim tudo correrá melhor..

Espero ter sido útil..

Cumprimentos,
Nuno Carvalho

Anônimo disse...

Muito obrigada. Vou seguir esses concelhos...hj será a ultíma noite de folia...amnhã d manhã vai cada um para seu canto...até Fevereiro :)

Cumprimentos

Rute

Nuno Carvalho disse...

Será mesmo o melhor..
Até há quem diga que se devem juntar os canários quando se observam as primeiras andorinhas a voar.. Pois ai o clima está ideal para a criação..
Cumprimentos,
Nuno Carvalho

Anônimo disse...

Bem..os meus medos tornaram-se realidade...a minha menina realmente ja tinha os ovos a caminho :(
já encontrei 2 cartidos no fundo da gaiola. será que ainda vou encontrar mais? devo manter os macho e a fêmea separados?

Rute

Nuno Carvalho disse...

Olá Rute..
Realmente é mau isso acontecer.. Provavelmente isso deve-se ao excesso de luz que os seus canários estão a receber, e ai despertou o seu ciu da fêmea.. Não sei a localização dos seus canários, mas não deviam estar num local que se encontre iluminado até tarde, pois eles começam a associar aos primeiros dias de verão e ai começam a preparar-se, se esse local for "quente" também esta a prejudicar a sua fêmea.. Por vezes isso acontece, e até costumam acontecer mudas antecipadas.. Agora se essa fêmea vai colocar mais ovos não podemos saber, nunca me aconteceu isso..
Não sei o se cria canários em pequena escala ou se pretende entrar em concursos, mas caso seja só por gosto de ter um casal pode optar por coloca-los juntos num local com luz ate cerca das 22h e com temperatura de cerca de 25/26ºC.. É complicado tratar um caso tão isolado.. Antes disso, coloque uns fios na gaiola e coloque um ninho, se a fêmea começar a fazer ninho é porque ela esta preparada para criar, falta agora saber se o macho está preparado.. Talvez Vitamina E ajude o macho..

Vá dando noticias..
Cumprimentos,
Nuno Carvalho

Anônimo disse...

Tenho os canários pela beleza visual e sonora que proporcionam e não para entrar em qualquer concurso. De momento tenho a gaiola na rua, mas sem a possibilidade de entrada de chuvas, e é lá que têm de permanecer porque em casa não ha muito espaço para alem da cozinha (e a familia é contra animais na cozinha...enfim). Acho que vou mante-los separados, esperando que no inicio da primavera a loucura volte! o macho deixou de cantar, mas antes de os separar também partilhava a mesma loucura com a fêmea.. eheh doidos! De qualque forma os ovos partidos têm uma substância vermelha lá dentro, o que me leva a acreditar que estejam galados...e isto é o que me deixa mais indecisa no que fazer. Criar filhotes com este frio é muito dificil, certo?
Bem mas por enquanto acho que vou ver o que acontece deixando as coisas como estão. A unica coisa que vou fazer é vedar o acesso visual entre os 2 (o acesso fisico ja foi bem limitado eheh)

Veremos no que dá..
Obrigada pelas dicas

Rute

Nuno Carvalho disse...

Olá Rute novamente..
o melhor mesmo é cortar o acesso visual.. E deixe que a natureza faça o resto..
Vai ver que em Fevereiro eles iram criar normalmente..
Boa sorte, depois diga como correram as criações.. :)

Cumprimentos,
Nuno Carvalho

Postar um comentário