segunda-feira, 2 de novembro de 2009

BRICOLAGEM - MÁQUINA DE LIMPAR SEMENTES

Bem, como já tinha referenciado num tópico anterior, dei.me conta que uma maquina de limpar sementes é fundamental em qualquer canaril.. Bem eu fiz a minha por apenas 15 Euros.. Pelas fotos parece que não vale nada, mas funciona perfeitamente, só preciso de passar as sementes 1 vez e estão limpas..

O fundamental nesta maquina foi a aquisição da ventoinha, a qual se pode regular a velocidade de rotação, podendo ir das 1700rpm até as 3000rpm..

O esquema que usei estava na net, vou postar fotos da parte exterior, o interior fiz igual ao seguinte link:  




Cumprimentos,
Nuno Carvalho Stam 653-k

6 comentários:

Jose Pedro Pereira disse...

Boas.Amigo podia me dizer onde se pode adiquirir essas tais ventoinhas?

Nuno Carvalho disse...

Boa noite Jose Pedro..
Eu adquiri na radio popular.. mas também devem ter na fnac e vobis..
É uma ventoinha de pc..

ABC

Cândido disse...

Boa tarde.
Podia dizer-me como fazer a ligação da ventoinha à corrente eléctrica?

cumps,

Nuno Carvalho disse...

Olá Cândido..

O que fiz foi ver a entrada da ventoinha em voltes e depois arranjar um transformador com essa saída.. No meu caso a ventoinha funciona com 12voltes, então arranjei com transformador com 12 voltes de saída e liguei.. Se ligar ao contrario ela funcionar também ao contrario, e não gera tanta potencia, terá então de inverter as ligações..

Cumprimentos e boa sorte na sua construção, se tiver mais alguma questão não hesite em coloca-la..

Nuno Carvalho

Nick disse...

Nice and cheaper seed cleaner, i have done my one too, reused old things, pls take a look:

http://thegoldfincher.blogspot.com/2010/05/how-to-made-inexpensive-seed-cleaner.html

Nick

Nuno Carvalho disse...

Hello Nick ..

I like a lot your machine, congratulations ...

Nuno Carvalho

Postar um comentário