segunda-feira, 19 de outubro de 2009

VEGETAIS - ACELGA




"A acelga é um legume de folha verde e cientificamente conhecida como Beta Vulgaris. Tem um talo crocante e espesso ao qual as folhas se encontram anexadas, podendo ser lisas ou enrugadas, dependendo da variedade. O pedúnculo, que pode medir quase dois metros de comprimento, vem como uma grande variedade de cores, entre branco, vermelho, amarelo ou laranja. Surgem por vezes em alguns mercados molhos de múltiplas variedades a que chama “acelgas arco-íris”.


A acelga pertence à mesma família da beterraba e dos espinafres e partilha o mesmo perfil de sabor: tem a amargura da beterraba e o teor ligeiramente salgado das folhas de espinafre. Tanto o caule como as folhas da acelga são comestíveis, embora os caules variem em textura, com os brancos a serem os mais tenros.


A acelga é um dos legumes mais completos para a nutrição humana, possuindo uma lista verdadeiramente impressionante de nutrientes. Embora a acelga esteja disponível ao longo de todo o ano, a sua temporada vai de Junho a Agosto, e é nesta altura que existe em maior abundância e possui os melhores valores nutricionais."



Tabela Nutricional


(CLICAR PARA AMPLIAR)
(in www.alimentacaosaudavel.org/acelga.html)


Cumprimentos,
Nuno Carvalho Stam 653-k



2 comentários:

moranguito_Edu disse...

Boa noite;
Parabens pelo seu blogue,está optimo!
Abraço

Nuno Carvalho disse...

Obrigado amigo Eduardo..

Grande abraço..

Nuno Carvalho

Postar um comentário