quinta-feira, 9 de julho de 2009

OS VÁRIOS TIPO DE PAPA (Vari tipi di patate canarino)

Existem vários tipo de papa, com diferentes teores de humidade e suplementos, cada criador deve administrar aquela à qual os seus canários melhor se adaptarem, mas tem sempre de ter em conta a raça dos canários, mutações e se são com ou sem factor…

Tipos de papa:

  • Papa de ovo;

  • Papa húmida com ou sem ovo;

  • Papa semi-húmida ou Papa semi-seca com ou sem ovo (por ter pouco teor de gorduras);

  • Papa branca, ou seja, sem ovo;

  • Papa seca sem corantes, ovos e sementes;

  • Papa com corante (a qual não aconselho para administrar com finalidade de obter o vermelho tão desejado);

  • Papa fruta e verdura;


O texto que se segue foi construído a partir de várias pesquisas, todos eles contem a minha opinião..
Segue-se então algumas marcas de papa e a sua altura para ser administrada.



Papa MUTA


Papa húmida sem ovo, garante uma condição de sais minerais e açúcares indispensável na muda da pena dos vossos pássaros. A proteína e os aminoácidos presentes favorecem um rápido emplumamento e um manto brilhante. Contém lisina e metionina extra para favorecer um crescimento e composição da plumagem excelentes.


Papa amarela Super



É uma papa de ovo indicada para todas as aves granívoras. Pode ser dada na manutenção, durante a muda da pena ou na criação.

Papa mórbido super




Esta é a clássica papa húmida com ovo (4,5%), devidamente preparada para os períodos de criação e muda da pena. Contém vitaminas microencapsuladas, oligoelementos e aminoácidos. Proteína: 15,5% gorduras 15,2%. Esta
papa tem uma excelente apetência.


Papa amarela (bonni)


É uma papa macia e com uma excelente apetência. Pode dar-se na manutenção, durante a muda da pena ou na criação

Papa colorante


É uma papa indicada para os pássaros de factor vermelho, na manutenção, na muda da pena ou durante a criação. (para administrar com finalidade de obter o vermelho)

Papa fruta e verdura



Esta é uma papa de excepcional qualidade, pelo alto teor em fruta e verduras. Contém produtos de padaria, açucares, óleos e gorduras, cereais, fruta (4,3%), leite e derivados do leite, substâncias minerais, mel ovos e produtos à base de ovos


Papa Tropifruit


É uma papa à base de ovo e fruta. Contém produtos de padaria, açucares, óleos e gorduras, cereais, fruta, verdura, leite e derivados do leite, substâncias minerais, mel ovos e produtos à base de ovos.


Papa Tropivit



É uma papa à base de ovo e fruta. Contém produtos de padaria, açucares, óleos e gorduras, cereais, fruta, verdura, leite e derivados do leite, substâncias minerais, mel e produtos à base de ovos.


Papa Manfred (Muta)


É uma papa semi-húmida indicada para o período da muda da pena. É uma papa com mel, sem ovo e sem corantes muito similar à papa Biancofiore. Embora seja indicada para a muda, pode no entanto ser utilizada para o êxito na criação, misturada com as papas: Plumke New, Manfred Super, muss ou Vale. Contém aminoácidos, oligofrutosacáridos. Composição: Proteínas 11,9%, gorduras: 14,9%


Papa Biancovit



É uma papa sem corantes, ovos e sementes. É particularmente indicada para a criação e muda da pena. Contém aminoácidos, oligoelementos, vitaminas microencapsuladas e oligofrutosacáridos. Composição: Proteínas 16,8% Gorduras:6,5%


Papa Plumke New



É uma papa seca indicada para a criação e muda da pena, formulada por Mafredini Luciano (reconhecido criador italiano). Contém aminoácidos, vitaminas microencapsuladas e oligofrutoacáridos. Composição: Proteínas 16,1% Gorduras:5,1%


Papa Excelente



É uma papa seca sem corantes indicada para a criação e muda da pena. É uma papa de concepção inovadora, que não contém sementes, substituídas por arroz expandido, cujas propriedades no desenvolvimento das crias são universalmente reconhecidas. Contém vitaminas microencapsuladas, oligoelementos e aminoácidos. Composição: Proteínas 17,2% Gorduras6,9%


Papa Biancofiore



É uma papa húmida sem corantes e com mel (8%).Foi especialmente concebida para o período da muda da pena, podendo no entanto ser utilizada com vantagens durante a criação. Composição: Proteínas: 12,4% gorduras: 13,9%.


Papa Muss



É uma papa seca muito macia e com excepcional apetência. É particularmente indicada para a criação de canários e pequenos psitacideos. É também indicada para o período da muda da pena. Composta por farinha de trigo cozida, farinha tostada extraída da soja, ovos frescos (7,2%), Dextrose, cânhamo, Níger, leite desnatado em pó e fermentos secos. Contém vitaminas microencapsulas, oligoelementos e aminoácidos. Composição: proteínas 17% gorduras6,9%


Papa Pronto



É uma papa semi-seca, que por ter teor pouco de gorduras, garante uma relação óptima gordura \ proteína (proteínas 15,1% gordura 11,9%). As suas principais características consistem no facto de estar sempre pronta a usar, não ser necessário humedecer e poder deixar a papa à disposição das aves durante 2-3 dias sem necessidade de substitui-la todos os dias. Não contem corantes e é indicada para a criação e muda da pena. Contém: aminoácidos, oligoelementos, vitaminas e mel (5%). Apetibilidade elevada. Composição: Proteinasb12,4% gorduras13,9%
(parte do conteúdo in canarilalmada.com/artigos/)





Sendo que este ano vou começar a criar canários mosaicos com factor vermelho, comecei então a fazer as devidas pesquisas sobre o que lhes fornecer como papa. Também fiz pesquisas com suplementos e tratamentos, mas isso fica para um próximo artigo.

Uma vez que existem variados tipos de papa, classificadas desde o seu teor de humidade ao conteúdo, com ou sem ovo, mais o menos % de gordura, existem então uma enorme quantidade de questões:


Uma das grandes duvidas é: 

“A papa com ovo tem influência na coloração dos canários mosaico?”



Sim, existem muitos relatos suficientes para provar que a papa com ovo tem uma influência indesejável na coloração dos canários mosaicos (vermelhos e amarelos), assim como tem de se ter cuidado com o germinado que se adiciona as papas, tens de se usar o branco, sem nabo, este pode também provocar uma coloração no branco.



Quem quiser continuar a administrar proteínas também o pode fazer, basta compra-las com suplementos.


Então o meu concelho, aliás o que eu vou fazer é administrar papa branca ao longo de grande parte do ano com os devidos suplementos, Probióticos, bredmax, calcio-lux etc, cada criador deve dar o que os seus canários estão mais habituados.


A papa que aconselho será Bianconeve da Chemi-vit, normalmente de fácil adaptação, mas há excepções. A pouca experiência que tenho com canários diz-me que papa boa é aquela que eles comem bem, independentemente da marca.


Na restante parte do ano, depois da muda até a criação, dar papa semi-húmida, também esta sem ovo.


Na coloração usarei papa branca com mais óleos que o normal, com os devidos corantes: catanxantina, betacaroteno e carofil red. Os óleos ajudaram na fixação do corante e no brilho das penas.



Como técnica de coloração vou fazer do seguinte modo:

50 g de carophil;
25 g de cartaxantina;
15 g de betacaroteno;

Destes 90g obtidos retiro de 6 a 7,5g por kg de papa, papa essa que pode conter germinado branco.

ATENÇÃO À % DOS COMPONENTES, USEM DOS MAIS FORTES, PENSO QUE É 10%.


Desiludam-se aqueles quem pensa que as papas e corantes fazem milagres, nunca se esqueçam do bom sangue, bons genes!!

Caso goste de variar na marca da papa, por causa dos seus constituintes é importante começar e continuar com a mesma papa,ou as mesmas papas do inicio até ao fim da criação. Deve-se fazer a mudança de papas antes de acasalar, para que os reprodutores se vão habituando á mesma.

Espero que gostem e aproveitem algo da pesquisa.

Cumprimentos,

Nuno Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário