quinta-feira, 23 de julho de 2009

O QUE É O NUMERO STAM?

Finalmente chegou o meu numero Stam..Apesar de o meu número de sócio ser ainda provisório, pois o clube em que me filiei esta em actualização de sócios, mas pelo menos o Stam já é definitivo, e só poderia ser.Quando me iniciei na canaricultura, costumava ouvir falar em Stam mas não percebia o que queriam dizer com isso os criadores, inicialmente pensei que era uma sigla, pois a maioria das pessoas escrevia em maiúsculas (STAM), mas na verdade Stam é uma palavra holandesa com vários significados que podem traduzir e ver no que dá em varias línguas…



Ora bem, mas que é isto de Stam, que tanto se fala na criação de todas as aves?


Stam é um número que é atribuído pela Federação e não pelo clube, ou seja, todos que são sócios de um clube tem um Stam e um número de sócio. Caso queira ser sócio de 2 associações/clubes, devido as restrições de certas associações ou clubes, só mudara o numero de sócio, ou seja irá ter 2 números de sócio mas o Stam é único, sendo que este numero é atribuído pela Federação é único a nível de Portugal e é independente do numero de sócio (Em Portugal existem 2 Federações, coisa que agrada a uns e não agrada a outros, sendo assim podem existir 2 números de Stam diferentes, pois alguns clubes estão numa Federação enquanto outros estão em outra, logo podem então existir os tais 2 números Stam.. É complicado tentar explicar pois só seria necessário uma Federação, mas as coisas ainda não foram acordadas.. Eu desde o inicio que sempre disse e direi "Uma é mais que suficiente".)
  

Mudando de assunto novamente, o nº Stam vem inscrito nas anilhas que pedir ao seu clube para as aves que cria, bem como o Ano, o País (P), o nº da anilha e a Federação a que pertence (Meu caso C.O.P.). Logicamente tem que se pagar uma cota todos os anos, variando de clube para clube, para se pedir as anilhas todos os anos com o nosso numero de Stam que te permite levar as aves a exposição/concurso. as anilhas pedem-se no clube, o clube trata de pedir a federação. É de uso obrigatório nas aves domesticas, canoras e ornamentais que participam nas exposições ou concursos realizados pelos clubes ou federações.A cor das anilhas varia de ano para ano.Uma ave anilhada fica com um bilhete de identidade. Permite distinguir rapidamente duas aves com o mesmo aspecto.



Cumprimentos,
Nuno Carvalho Stam 653-k

Nenhum comentário:

Postar um comentário