quinta-feira, 18 de junho de 2009

GENETICAMENTE FALANDO...

Para iniciar este meu hobby vou começar por falar sobre a genética nas aves.

O conhecimento da Herança Ligada ao Sexo é fundamental para o criador de canários.Muitos não sabem mas a genética nas aves é diferente da genética dos mamíferos.
Passemos à pequena explicação:
Cromossomas sexuais são um par de cromossomas que contém os genes que determinam o sexo, sendo por isso designados de cromossomas sexuais. Nos mamíferos o par de cromossomas sexuais de um macho têm a designação de X e Y e nas fêmeas de X e X, ou seja os machos possuem somente um cromossoma com informação genética (X), já que o cromossoma Y apenas é responsável pela determinação do sexo.
Nas aves acontece o contrário, o par de cromossomas sexuais de um macho têm a designação de X e X e nas fêmeas de X e Y, ou seja as fêmeas possuem somente um cromossoma com informação genética (X).
A genética é o campo da biologia que estuda a natureza do material hereditário, isto é, o mecanismo de transferência das informações contidas nos genes, compartilhados de geração em geração (dos pais para os filhos).
O que determina as características que se vão sobressair nos filhos são os genes dominantes: “Gene dominante é um gene que no estado heterozigótico se expressa com predominâciasobre a expressão do gene recessivo, ou seja, gene dominante é aquele que se manifesta mesmo que esteja presente somente uma vez no par de cromossomas, ao contrário do recessivo, que só se manifesta quando aparece em dose dupla.”
Por isso para uma boa criação será necessário conhecer as características dominantes do seu plantel.

Exemplo simples do Cruzamento entre macho e fêmeas castanhos portadores de branco:

A – Dominante (castanho) a - Recessivo (branco)
Aa x Aa = AA , Aa, Aa, aa = Proporção 3:1 , ou seja :
AA - Fenótipo dominante que se expressa;
Aa - Fenótipo dominante que se expressa;
aa - Fenótipo recessivo que se expressa;


Os descendentes, desta geração serão:

1/4 ou 25% AA (CASTANHOS)
2/4 ou 50% Aa (CASTANHOS PORTADORES DE BRANCO)
1/4 ou 25% aa (BRANCOS)

Caso não saibam os genes do vosso plantel é aconselhável irem cruzando as descendências, apesar de não aconselhável geneticamente devido a possíveis indesejáveis mutações, esta será a única forma de realmente obter um plantel de sangue puro.
Esta foi uma forma simples de explicar esta questão, caso tenham duvidas ou emendas a fazer tem o meu e-mail para me contactar :)

Saudações
Nuno carvalho



Nenhum comentário:

Postar um comentário